A mudança é um desafio constante para todas as organizações. Mas o ritmo acelerado com que as organizações passam por mudanças hoje em dia é um desafio que muitas nunca enfrentaram antes. Seja reagindo à pressão de um evento externo ou se adaptando à crescente digitalização ou globalização, esse ritmo acelerado pode ter um grande impacto no bem-estar dos seus funcionários.
Muitas pessoas não gostam de incerteza. Algumas podem ter dificuldade em lidar, se adaptar e manter a resiliência no trabalho diante da ambiguidade e da pressão. Você pode observar um aumento nos casos de burnout e níveis exacerbados de estresse.
A mudança pode se revelar positiva no final, se feita da maneira correta. E fazer isso da maneira correta exige mais recursos. Você precisa apoiar seus funcionários durante o processo de mudança se quiser que eles se adaptem bem. Investir no bem-estar dos seus funcionários pode levar a resultados positivos, como melhor desempenho, menor rotatividade, maior agilidade no ambiente de trabalho e maior engajamento com um senso de propósito.
As primeiras pessoas para quem você precisa transmitir a importância do bem-estar são seus líderes. Explique os benefícios de investir e focar no bem-estar: melhor desempenho, aumento da produtividade e maior adaptabilidade, entre outros resultados positivos. Seus líderes precisam entender a importância disso, pois serão eles que liderarão o desenvolvimento dessas habilidades interpessoais.
Inteligência emocional refere-se à capacidade de um indivíduo de compreender e gerenciar suas emoções de forma eficaz. Desenvolva a inteligência emocional em seus líderes e funcionários para aumentar o desempenho, melhorar o bem-estar psicológico e aumentar a resiliência diante das mudanças.
Você não está apenas tentando construir uma cultura de funcionários resilientes, mas também uma cultura que apoie esses funcionários. É aqui que entra o treinamento de autoconsciência. Inclua a autoconsciência em sua estrutura de competências. Encontre maneiras de ajudar seus funcionários (especialmente aqueles em cargos de liderança) a se tornarem mais conscientes de como suas ações e comportamentos contribuem para a cultura da sua organização.
Facilite um ambiente psicologicamente seguro. Para se tornarem mais adaptáveis e resilientes, seus funcionários precisam saber que têm espaço para isso em um ambiente psicologicamente seguro. Ofereça a eles um lugar onde se sintam acolhidos e onde possam dedicar o tempo e o espaço necessários para cuidar do seu bem-estar.
Não basta apenas dizer que você se importa com o bem-estar dos seus funcionários. Você precisa fornecer as ferramentas e os recursos necessários para que eles preservem o bem-estar e desenvolvam atributos como resiliência, autoconhecimento e adaptabilidade. Encontre uma maneira de incorporar esses aspectos ao seu programa de desenvolvimento com avaliações e ferramentas de desenvolvimento baseadas em evidências científicas.
 
                     
                             
                            