Criando uma cultura resiliente e adaptável

Home »

Criando uma cultura resiliente e adaptável

A importância do investimento em bem-estar

A mudança é um desafio constante para todas as organizações. Mas o ritmo acelerado com que as organizações passam por mudanças hoje em dia é um desafio que muitas nunca enfrentaram antes. Seja reagindo à pressão de um evento externo ou se adaptando à crescente digitalização ou globalização, esse ritmo acelerado pode ter um grande impacto no bem-estar dos seus funcionários.

Muitas pessoas não gostam de incerteza. Algumas podem ter dificuldade em lidar, se adaptar e manter a resiliência no trabalho diante da ambiguidade e da pressão. Você pode observar um aumento nos casos de burnout e níveis exacerbados de estresse.

A mudança pode se revelar positiva no final, se feita da maneira correta. E fazer isso da maneira correta exige mais recursos. Você precisa apoiar seus funcionários durante o processo de mudança se quiser que eles se adaptem bem. Investir no bem-estar dos seus funcionários pode levar a resultados positivos, como melhor desempenho, menor rotatividade, maior agilidade no ambiente de trabalho e maior engajamento com um senso de propósito.

Nossas 5 principais dicas para ajudar seus funcionários a serem mais resilientes

1. Comece com seus líderes

As primeiras pessoas para quem você precisa transmitir a importância do bem-estar são seus líderes. Explique os benefícios de investir e focar no bem-estar: melhor desempenho, aumento da produtividade e maior adaptabilidade, entre outros resultados positivos. Seus líderes precisam entender a importância disso, pois serão eles que liderarão o desenvolvimento dessas habilidades interpessoais.

2. Desenvolva a inteligência emocional

Inteligência emocional refere-se à capacidade de um indivíduo de compreender e gerenciar suas emoções de forma eficaz. Desenvolva a inteligência emocional em seus líderes e funcionários para aumentar o desempenho, melhorar o bem-estar psicológico e aumentar a resiliência diante das mudanças.

3. Construa a autoconsciência

Você não está apenas tentando construir uma cultura de funcionários resilientes, mas também uma cultura que apoie esses funcionários. É aqui que entra o treinamento de autoconsciência. Inclua a autoconsciência em sua estrutura de competências. Encontre maneiras de ajudar seus funcionários (especialmente aqueles em cargos de liderança) a se tornarem mais conscientes de como suas ações e comportamentos contribuem para a cultura da sua organização.

4. Esteja aberto ao aprendizado

Facilite um ambiente psicologicamente seguro. Para se tornarem mais adaptáveis ​​e resilientes, seus funcionários precisam saber que têm espaço para isso em um ambiente psicologicamente seguro. Ofereça a eles um lugar onde se sintam acolhidos e onde possam dedicar o tempo e o espaço necessários para cuidar do seu bem-estar.

5. Forneça as ferramentas de desenvolvimento adequadas

Não basta apenas dizer que você se importa com o bem-estar dos seus funcionários. Você precisa fornecer as ferramentas e os recursos necessários para que eles preservem o bem-estar e desenvolvam atributos como resiliência, autoconhecimento e adaptabilidade. Encontre uma maneira de incorporar esses aspectos ao seu programa de desenvolvimento com avaliações e ferramentas de desenvolvimento baseadas em evidências científicas.

Imagem Perfil

Como a Talogy pode ajudar você a criar uma cultura resiliente e adaptável

Imagem Desenvolva seus líderes

Desenvolva seus líderes

A ampla gama de soluções de desenvolvimento da Talogy ajuda os líderes a aprimorarem a inteligência emocional, a autoconsciência e a resiliência. Essas soluções oferecem aprendizado aprofundado que seus líderes podem incorporar em seu dia a dia. E nossos consultores especializados podem ajudar a orientar e educar seus líderes para que eles possam tomar as decisões certas sobre como cultivar a resiliência em toda a força de trabalho.
Imagem Avalie seu ambiente atual

Avalie seu ambiente atual

Para saber onde sua organização precisa chegar em termos de desenvolvimento de resiliência, é essencial entender o ponto de partida. A Talogy pode ajudar sua empresa a analisar o contexto atual, identificando fatores que influenciam o bem-estar, a adaptabilidade e a capacidade de resposta diante de mudanças. Com base nessa análise, é possível definir prioridades e estratégias de desenvolvimento que fortaleçam tanto os líderes quanto as equipes, promovendo uma cultura mais resiliente e preparada para os desafios.
Imagem Implemente soluções para resiliência e bem-estar

Implemente soluções para resiliência e bem-estar

Dê vida à resiliência em sua organização com o Questionário de Resiliência da Talogy. Esta solução concentra-se em aspectos da resiliência psicológica do indivíduo, padrões de pensamento e comportamento – todos os quais afetam a capacidade de responder positivamente a contratempos e desafios. Desenvolver resiliência pode impactar positivamente o bem-estar, a produtividade e o engajamento.

Confira o Questionário de Resiliência

O Questionário de Resiliência permite obter informações valiosas sobre a resiliência psicológica, os padrões de pensamento e o comportamento de um indivíduo. Com esses dados, você pode desenvolver estratégias eficazes para ajudar sua equipe a ter um melhor desempenho em qualquer situação. 

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?