O que é de fato uma equipe? Por que as pessoas precisam trabalhar em equipes? Como superar os problemas iniciais na formação de equipes? Qual a melhor maneira para formar uma equipe? Como desenvolver uma equipe já existente?
Muito se fala sobre equipes, formação e trabalho, porém poucos conhecem o sentido real do que é uma equipe. E, talvez, este seja um dos principais motivos para que muitas empresas não consigam obter os resultados esperados e nem o retorno do investimento gasto para a formação e capacitação dessas equipes.
Podemos iniciar com uma definição simples e que resume de maneira clara o que é uma equipe: Uma equipe é um conjunto de pessoas que se organizam para atingir objetivos comuns. Ou seja, um grupo torna-se equipe quando todos os membros são interdependentes, usam as habilidades, as competências e os recursos de todos os seus membros para planejar suas atividades e empenhar-se para obter os melhores resultados.
Quando se fala em equipe, logo pensamos nas dificuldades de relacionamento e conflitos de ideias, e a tendência inicial é a individualização das tarefas, porém se pensarmos que é impossível encontrar uma única pessoa que reúna todas as habilidades para desempenhar todas as funções e representar o melhor de todos, não existiriam equipes.
A razão de existir trabalhos em equipe é ter um grupo formado por pessoas de características diferentes, mas com propósitos iguais. O sucesso de uma equipe é mais do que a soma das habilidades individuais, ou seja, acima de tudo é sinergia que existe entre seus membros.
Por isso, acreditamos que entender o que é uma equipe e o que ela pode oferecer é o primeiro passo para ter equipes com alto senso de responsabilidade compartilhada e de habilidades múltiplas, ou seja, com maiores condições de superar obstáculos e alcançar o sucesso por meio de seu desempenho.