Por Alessandra dos Santos Moura
Queria propor uma reflexão para você, empresário, líder de pessoas e profissional de Recursos Humanos: quanto de seu tempo e capital você investe para reter e desenvolver os talentos críticos de seu negócio?
Vivemos em uma era em que o foco em resultado é uma competência comum e necessária para o alcance de metas e objetivos nos negócios. Muito se fala em planejamento de negócios e programas de sucessão, mas qual é a importância da conscientização sobre um plano de sucessão?
O planejamento de sucessão é necessário para garantir a sustentabilidade da empresa e a competitividade nos negócios. Esse processo envolve etapas de identificação, desenvolvimento e retenção de talentos necessários para a organização. É fundamental identificar profissionais considerados talentos críticos para o sucesso, bem como os talentos necessários para a garantia da longevidade de seu negócio.
Mas qual é a melhor prática para um plano de sucessão?
O primeiro passo é analisar o mercado em que atua e identificar metas e desafios de negócio e quais são as competências técnicas e comportamentais fundamentais para que sua empresa consiga atingir os objetivos estratégicos. Após essa etapa, é importante olhar para a equipe atual, avaliar as competências que tem na organização, tanto as técnicas com as comportamentais, e identificar qual é o real gap. Dessa forma, é possível estabelecer prioridades para investir em treinamentos e desenvolvimento. É fundamental que, nessa etapa, a empresa busque apoio em ferramentas de avaliação de potencial e de desempenho para que consiga gerar informações sobre a análise de entrega de resultados e o potencial talento de sucessores de cada área, departamento ou negócio.
Em seguida, estrutura-se um plano de desenvolvimento dos talentos identificados com o foco na preparação de sucessores e retenção de talentos. Em paralelo, trabalha-se na atração dos talentos necessários faltantes na organização.
De acordo com uma pesquisa que a Caliper USA realizou, os líderes dedicam a maior parte de seu tempo na gestão de pessoas com profissionais de baixo potencial ou desempenho abaixo da média. Vamos dedicar tempo para identificar quem são os talentos críticos para o sucesso na empresa, valorizá-los agora, disseminar conhecimentos e concentrar nossos recursos em ações que apoiem o retorno de investimento e garantam a motivação da equipe e resultados nos negócios.
* Alessandra dos Santos Moura é Diretora de Desenvolvimento Organizacional da Caliper Brasil