Peter Drucker, guru da administração, sugere fazer primeiro a coisa certa e depois do modo certo, ou seja, no caso de treinamentos, após definir o que fazer, o faça de modo certo. Explique aos participantes o que será feito, quais os objetivos e o que se espera deles, isso fará com que cheguem preparados para avaliar e aproveitar melhor o investimento realizado.
1. Identifique sua necessidade. Antes de definir qual treinamento oferecer e quem contratar, conheça as necessidades da sua empresa e da sua equipe. Defina seus objetivos e como você irá medir o sucesso do treinamento.
2. Defina o público-alvo. Dificilmente um seminário ou treinamento será adequado a todos os funcionários da sua empresa. Por isso, a escolha da equipe a ser treinada é fundamental no sucesso do treinamento. Não desperdice dinheiro e nem tempo forçando seus profissionais a participarem de um treinamento que não precisam.
3. Customize. Solicite ao palestrante conteúdos adequados às necessidades da sua empresa e equipe, dessa forma o treinamento atingirá os resultados que você espera.
4. Situação Real. O treinamento precisa abordar as necessidades diárias dessa equipe. Essa será a ponte entre a teoria e as ações que devem ser postas em prática após o treinamento.
5. Acompanhe. Um investimento como esse deve ter uma proposta de acompanhamento, dessa forma haverá maiores possibilidades de atingir os resultados propostos no dia-a-dia de seus colaboradores. O treinamento precisa ser visto como parte de um processo de desenvolvimento contínuo, não funcionará se for uma ação isolada.
Para saber como a Caliper pode estar auxiliando sua empresa a desenvolver um treinamento de acordo com as necessidades da sua equipe, entre em contato com um consultor Caliper pelo telefone (41) 3075-3400 ou envie um e-mail para caliper@caliper.com.br.