1. Pense em seu cliente como o seu negócio. Cultive em sua empresa o prazer de servir.
2. Certifique-se de que sua empresa é comprometida com a causa do cliente. Este é o comprometimento que envolve todos os funcionários e traz a excelência no atendimento.
3. Identifique e reconheça seus clientes. Ao conhecer as necessidades de seus consumidores a empresa não apenas venderá produtos ou serviços, mas soluções.
4. Cumpra o que prometeu. Pagar por um serviço ou produto é acreditar em uma promessa, por isso se sua empresa deseja continuar vendendo, não quebre esse primeiro elo de confiança.
5. Encante seu cliente. Seja com um bom atendimento ou com a flexibilidade nos prazos de pagamento, enfim, ofereça o que sua empresa tem de melhor.
6. Envolva seus funcionários. São eles que poderão ou não vender, encantar e fidelizar seus clientes.
7. Mantenha um canal aberto com os seus clientes. Pare e escute o que eles têm a dizer, esse é um feedback gratuito e eficiente para que sua empresa saiba como é vista por seus consumidores.
8. Use da empatia. Ser empático é entender exatamente e objetivamente as necessidades da outra pessoa, sem necessariamente concordar com elas, e usar desse entendimento para chegar a acordos mutuamente satisfatórios.
9. Dê o exemplo. É por intermédio de suas ações e não das palavras que você coloca seus clientes em primeiro lugar.
10. Pisou na bola? Corrija o erro rapidamente. Um bom exemplo são as montadoras. Não é à toa que fazem o recall, afinal, é preferível fazer ações preventivas e mostrar-se preocupado com o seu consumidor, do que perder de vez o cliente por um erro que poderia ter sido corrigido.
“Aqueles que precisam ouvir os apelos e gritos de seu povo devem fazê-lo com paciência.
Porque as pessoas querem muito mais atenção para o que dizem do que para o atendimento de suas revindicações”.
– Ptahhotep – velho faraó egípcio
Porque as pessoas querem muito mais atenção para o que dizem do que para o atendimento de suas revindicações”.
– Ptahhotep – velho faraó egípcio