Quantas vezes os relacionamentos no ambiente de trabalho ficam ameaçados porque as pessoas não estão realmente escutando o que o interlocutor está falando? E quantas vezes tomam-se decisões com base no que pessoas pensaram ter escutado em contraposição ao que realmente foi dito?
Saber escutar é condição indispensável para o sucesso. É mais do que meramente ouvir o que os outros estão dizendo. Escutar com eficêcia implica dar àquele que fala sua completa atenção somada à sua capacidade de compreensão.
Ao escutar efetivamente, você estará mais apto a apreciar em profundidade as necessidades de seus clientes, a maneira como se sentem e por quê.
Primeiramente, é importante saber diferenciar o ato de ouvir do ato de escutar. Ouvir é um processo fisiológico, veja este exemplo: enquanto assiste a TV, você é capaz de ouvir as crianças brincando no quarto e a vizinha do outro apartamento brigando com o marido, sem que realmente tenha escutado o que foi dito por todos eles, ou seja, você ouviu os sons, mas continuou a escutar o noticiário.
Em outras palavras, escutar é muito mais do que se sentar passivamente, deixando que sons entrem por um ouvido e saiam por outro. Para escutar realmente não basta estar atento ao que está sendo dito a sua volta. Escutar com eficácia envolve também sensibilidade para perceber outros detalhes em quem fala.
Algumas vezes pensamos que somos capazes de ouvir com eficiência o que os outros dizem. O quanto um ouvinte médio compreende, entretanto, pode surpreendê-lo.
O consenso entre os pesquisadores é que:
-
Imediatamente após um discurso, o ouvinte médio terá compreendido, aproximadamente, 50% do que realmente ouviu.
-
Em 48 horas, o nível de compreensão cai para 25%, ou menos.
Não é por acaso que sempre que fazemos a brincadeira antiga do telefone sem fio, o resultado final, na maioria das vezes, será a mensagem completamente diferente da dita originalmente.
Saber escutar é condição indispensável para o sucesso. Possibilita fazer mais do que meramente escutar o que está sendo dito pelas pessoas. Escutar com eficácia implica dar àquele que fala sua completa atenção somada à sua capacidade de compreensão. Ouvindo efetivamente, você estará mais apto a apreciar em profundidade as necessidades de seus clientes, a maneira como se sentem e por quê.
Entretanto, a maior vantagem de escutar seu interlocutor com atenção é que eles irão ouvi-lo da mesma maneira, como forma de retribuição, e reagirão com interesse quando você estiver falando. Quanto mais você e eles souberem realmente escutar, tanto mais terão a ganhar e a aprender.