- Escute com a intenção de entender e não de responder. Desenvolva uma postura mais receptiva para escutar ideias diferentes e identificar oportunidades de crescimento.
- Avalie todas as alternativas do grupo e sempre que necessário, questione para melhor entender os benefícios de determinada ideia ou mudança.
- Treine o “fazer de outro jeito” mesmo não concordando, apenas para testar novas possibilidades. Você poderá se surpreender com os resultados!
- É difícil ser flexível quando não se tem ideia de como se deve contornar uma situação. Ao analisar outros pontos de vista, você amplia seus conhecimentos e aumenta a sua habilidade de determinar quais atitudes tomar para chegar a melhores resultados.
- Reconheça que outros possam ter ideias tão valiosas quanto as suas, ou até melhores.
- Domine a necessidade de sempre estar no controle e aprenda a aceitar coisas novas como um desafio, ao invés de encará-las como um obstáculo.
- Não deixe que seu plano e opiniões criem uma barreira que não possa ser superada.
- Algumas vezes é necessário colocar de lado suas opiniões para poder prosseguir em um objetivo comum.
- Não seja tão intransigente a ponto de não se mostrar disponível para colaborar. Esteja alerta para os sinais que refletem a falta de vontade em aceitar e mudar.
- Não fique tão envolvido em uma situação a ponto de não mudar de ritmo quando necessário.
“O plano que não pode ser mudado não presta”.
– Pubilius Syrus
– Pubilius Syrus