Por Karen Ogassawara
Falar em administração do tempo remete-nos imediatamente a um eficaz planejamento de atividades e a definição de prioridades, visando a otimização do aproveitamento dos prazos que, nós profissionais, necessitamos cumprir. Para tanto, especialistas no assunto nos oferecem ferramentas e métodos extraordinários que nos auxiliam nesta árdua tarefa, basta inserir o termo em um buscador na internet e encontramos centenas de referências.
Contudo, a administração do tempo depende, antes de qualquer planejamento, da administração de si mesmo, pois é necessário descobrir qual o método mais adequado a você e como se dará sua aplicação.
Algumas pessoas são naturalmente organizadas e focadas, e trabalhar com planejamento das atividades é motivador para elas, por outro lado, podem ter dificuldades em lidar com o imprevisto, e quando este surge acaba desestabilizando o cronograma. Há outras que preferem realizar suas tarefas conforme a demanda, e gostam de envolver-se com diferentes assuntos ao mesmo tempo, para estas a organizaçãoo e o foco tendem a ser grandes desafios, mas tenderão a ficar muito motivadas com situações inesperadas. Em ambos os exemplos, há características positivas e necessidades de aprimoramento em termos de Administração do Tempo que, para o sucesso neste quesito ser atingido, devem ser equilibradas.
A administração do tempo bem sucedida está intimamente ligada ao processo de desenvolvimento global do profissional, e aqui que recorremos ao Coaching como uma ferramenta eficaz na administração de si mesmo, que implicará em um crescimento profissional e pessoal, delineando estratégias para tirar maior proveito do que você tem de melhor e aprendendo a lidar com as características que não trazem os resultados esperados. Para que o processo seja bem sucedido é fundamental que seja viabilizado ao coachee o autoconhecimento, sem isso não se pode pensar em estratégias para administrar a si mesmo, já que não se pode administrar aquilo que não se conhece.
O Coaching então, além de outros benefícios para o desenvolvimento, proporcionará a administração do tempo com metodologias adaptadas ao perfil de cada profissional. Neste sentido, a proposta de Coaching Executivo da Caliper possui um grande diferencial, pois utiliza o Perfil Caliper como ferramenta de diagnóstico para subsidiar o planejamento estratégico do processo, alinhando as características de personalidade e motivadores do coachee às suas metas corporativas, auxiliando a criar e a implementar opções eficazes.
* Karen é responsável pela área de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento da Caliper Brasil.