Sempre abordamos em nossos post a importância de conhecer o potencial individual e das equipes. Mas o que a empresa deve fazer com estas informações e que tipos de benefícios podem trazer?
A seguir listamos 10 ações que podem ser implantadas pelas empresas após conhecer o potencial de seus funcionários e equipes.
Conhecer o potencial de seus funcionários ajuda a empresa nas seguintes áreas:
-
Planejamento estratégico: Permite a empresa elaborar um plano de ação com maiores chances de sucesso, pois é baseado no conhecimento amplo e preciso dos recursos humanos de que a empresa dispõe
-
Planejamento de carreira: Orienta a arquitetura do desenvolvimento individual levando em conta seus talentos, potenciais e experiências em sintonia com as metas e expectativas da empresa.
-
Formação de equipes: Cria e/ou desenvolve uma equipe com alta sinergia, para que atinjam melhores resultados.
-
Plano de sucessão: Define, de forma estratégica, as promoções internas com foco na preparação dos sucessores.
-
Gerenciamento de mudanças: Proporciona ações para encorajar as pessoas a apoiar as mudanças e orientar como lidar com as resistências do processo de mudanças.
-
Desenvolvimento individual: Cria ações de aprimoramento direcionadas às necessidades de desenvolvimento de competências de cada profissional para extrair o melhor desempenho de acordo com o potencial do indivíduo.
-
Desenvolvimento de equipes: Permite desenvolver um treinamento baseado nas competências do grupo e trabalhar eventuais barreiras ou “gaps” que possam influenciar nos resultados, a fim de otimizarem o trabalho em conjunto.
-
Gestão de conflitos: Orienta como avaliar e enfrentar situações de conflitos, de forma a prevenir os aspectos negativos e desfazer situações conflituosas dentro da organização.
-
Avaliação de desempenho: Permite comparar o potencial já identificado com o que o profissional desempenha.
-
Gestão por competência: Facilita o processo de gestão por competências, pois permite perceber se determinado profissional irá atingir com sucesso os resultados esperados dentro das competências já estabelecidas pela empresa.