1. Não generalize – Sempre que for corrigir ou elogiar, faça diretamente para a pessoa em questão. E não esqueça de elogiar em público e corrigir em particular.
2. Não perca o foco – Aja com justiça e evite comentários pessoais e passionais, ao agir dessa forma você conquista a confiança e segurança por meio de suas atitudes imparciais.
3. Seja direto – Vá direto ao ponto e evite “rodeios”, passe o seu recado de forma clara e explique os “por quês”.
4. Não acredite no subliminar – Acreditar que a outra pessoa vai compreender que as rugas da sua testa indicam preocupação ou que a sua camisa preta indica que não está num bom dia é acreditar que o outro seja vidente. Utilize-se das palavras para garantir que sua mensagem foi entendida.
5. Não durma no ponto – Um feedback só será bem entendido quando ocorrer no momento exato do acontecido, se deixar passar esse período em que as informações estão “frescas” o feedback perde o sentido, afinal o momento passou e o efeito não será mais o mesmo.
6. Esteja preparado – Lembra daquela frase: “para toda ação existe uma reação”, por isso tenha certeza do que está falando e prepare-se para receber o feedback do seu feedback.
7. Não misture as estações – Náo junte todas as críticas e elogios para repassá-los de uma única vez, informação em excesso pode confundir a outra pessoa e talvez nada do que foi dito seja de fato compreendido.
“Para evitar críticas, não faça nada, não diga nada, não seja nada”.
Elbert Hubbard
Elbert Hubbard