Você saberia identificar um vendedor como Farmer ou Hunter? Primeiro, é preciso entender o que essas nomenclaturas significam: farmer e hunter são tipos de vendedores, identificados pelas características de abordagem, pós-venda e relacionamento interpessoal.
Cada grupo tem suas habilidades características, ideais para diferentes funções e trabalhos em uma empresa. Por isso, saber identificá-los é essencial para garantir a entrega de sua equipe de vendas.
Vendedor Farmer:
O vendedor farmer, como o próprio nome sugere, é o vendedor “fazendeiro”, ou seja, aquele que planta, cultiva e só colhe os frutos depois.
Esse grupo é organizado e sem pressa. Gosta de construir relacionamentos duradouros com as pessoas. O farmer gosta de cuidar e se importa com a satisfação e fidelidade do cliente. Por isso, antes de apresentar qualquer proposta, o farmer prefere ganhar a confiança da outra parte.
Esse perfil é indicado para projetos extensos, que necessitam de paciência e habilidade para lidar com pessoas, ou para manter o relacionamento externo da empresa, já que se mostra uma companhia agradável sempre disposta a ouvir e procurar soluções para melhorar.
Se o objetivo da empresa é construir ou manter uma relação forte e de fidelidade com seus clientes, o vendedor farmer é a escolha certa.
Vendedor Hunter:
Ao contrário do primeiro tipo acima descrito, o vendedor hunter (ou caçador), procura sempre atingir resultados imediatos e não volta para casa antes de ter alcançado seus objetivos.
Extremamente proativo, ágil e focado, costuma ter em vista sempre a conversão final: a venda. Trata-se de um tipo de vendedor mais agressivo, que não deixa passar oportunidades e nem perde negócios.
O hunter é indicado para empresas novas no mercado ou que buscam resultados imediatos, expansão de território e market share.
Deseja desenvolver os talentos da sua equipe de vendas? Conheça o programa de treinamento de liderança da Talogy Brasil.