Você já ouviu falar em Employee Value Proposition (EVP)? O termo em inglês é um conceito cada vez mais importante nas empresas que querem atrair e reter talentos, principalmente jovens. Formado por cinco pilares, o EVP preza pelo bem-estar dos colaboradores e pelo clima organizacional da empresa. No cenário brasileiro, 85% das empresas já utilizam algum tipo de ação para manter seus colaboradores motivados e engajados.
Essas ações vão muito além de espaços de lazer com pufes e mesas de sinuca. Saiba quais são elas e qual a importância de investir em um ambiente de trabalho saudável e atraente.
Recompensas
Principalmente entre os colaboradores mais jovens, as recompensas vão muito além do salário e dos benefícios oferecidos pela empresa. Para eles, o reconhecimento e a cultura do feedback são extremamente importantes dentro de uma organização.
A consultoria Page Personnel realizou um estudo que mostra que, entre os estagiários, a reputação da empresa chega a ser mais importante do que a remuneração oferecida. Dos 245 estudantes entrevistados, mais da metade (55%) afirmou que o ramo de atuação, bem como a cultura da empresa (missão e valores), têm um peso importantíssimo na hora de decidir por uma oportunidade.
Entre os brasileiros que já estão no mercado, 31% considera os desafios do cargo como fator mais importante na hora de decidir sobre uma troca de emprego. O feedback é outro ponto priorizado. Segundo uma pesquisa realizada em 2016 pela Clutch HR, 72% dos funcionários que recebem feedbacks consistentes e precisos de seus gerentes encontram satisfação no local de trabalho. Apenas 38% dos trabalhadores que não recebem feedback se sentem satisfeitos.
Oportunidades
Oferecer um plano de cargos e salários claro e objetivo também é uma estratégia importante para o bem-estar dos colaboradores. Isso porque, ainda segundo a pesquisa da Page Personnel, 60% dos brasileiros acredita que não recebe remuneração condizente com a função desempenhada, e 67% deseja um aumento de salário.
Oferecer oportunidades de crescimento dentro da empresa ajuda a manter os colaboradores engajados e motivados a buscar novos desafios.
Pessoas
Boas relações profissionais resultam em um ambiente agradável para todos. A hierarquia, bem como o relacionamento com chefes e colegas, são fatores determinantes no bem-estar dos colaboradores.
Trabalho
De um modo geral, as pessoas estão muito mais preocupadas em agir e fazer a diferença do que em seguir o fluxo e se conformar. Dessa forma, estamos diante de indivíduos que valorizam muito o propósito social das empresas e que, muitas vezes, não aceitam trabalhar por algo que não acreditam. Por isso, o alinhamento do trabalho com os valores da empresa é tão importante no cenário atual.
Organização
Basicamente, a organização de uma empresa depende de todos os itens acima, e muito dificilmente trará resultados se não estiver presente na cultura dos colaboradores e donos. Além destes devemos destacar mais dois pontos de atenção dentro da organização empresarial fundamentais para o bem-estar dos colaboradores: cultura colaborativa e liderança.
Oportunizar um ambiente colaborativo é fundamental para o alcance de bons resultados. Principalmente os mais jovens valorizam uma comunicação transparente entre os colaboradores e líderes, por isso, dessa forma dialógica e com o foco nos pontos fortes de cada um, é imprescindível a construção de uma equipe colaborativa, na qual cada um tem uma parte no todo.
No quesito liderança e gerenciamento, a microgerência – modelo mais antigo de gerenciamento no qual o gerente observa ou controla de perto o trabalho de seus colaboradores – está em baixa, resultando em ambientes profissionais desconfortáveis e, muitas vezes, extremamente controladores.
Aqui, a autonomia ganha relevância. Pensar em maneiras múltiplas de preparar o profissional antes da tarefa é a melhor forma de cativar a produtividade. Por isso, as técnicas de coaching se fazem muito mais eficazes do que o microgerenciamento.
Confira também o texto que preparamos sobre As 5 características de equipes bem-sucedidas segundo o Google e descubra como o Perfil Caliper pode ajudar sua empresa a construir equipes bem-sucedidas.