Independente do tamanho e do ramo de atuação, é muito provável que todos os empresários e gestores enfrentem um período de crise empresarial, por melhor que a gestão da empresa seja.
No gerenciamento de uma crise empresarial, o foco principal é minimizar os danos, tanto financeiros quanto de reputação da marca. Para isso, elaboramos algumas dicas importantes para atravessar esse período da melhor maneira possível.
Identifique a causa da crise
A crise empresarial é caracterizada pelo aparecimento repentino de um problema que afeta a empresa em grande escala, podendo ocorrer em diversos departamentos e áreas. O primeiro passo para solucionar é a identificação do problema:
- Falha na gestão financeira, dificultando – ou até impossibilitando – pagamentos e investimentos;
- Problemas técnicos em máquinas que interferem diretamente na produção;
- Multas e problemas jurídicos;
- Avaliações negativas por parte do consumidor e problemas de reputação.
Seja ágil
A agilidade é fundamental em momentos de crise empresarial, justamente para tentar minimizar ao máximo os impactos para a organização e consumidores.
Porém, de acordo com Alessandra dos Santos Moura, diretora de desenvolvimento organizacional da Caliper, ser ágil não significa ter pressa e agir por impulso: “para encontrar a melhor solução, opte por reunir uma equipe multidisciplinar e que esteja envolvida com o problema. Se a crise aconteceu no departamento de compras, é fundamental que os colaboradores dessa área estejam cientes e prontos para lidar com isso”, afirma.
Em alguns casos, é preferível escolher medidas que apresentem resultados imediatos: se a crise começou por causa de um cliente que reclamou sobre o atendimento via telefone de sua empresa, entre em contato, peça desculpas e informe que novas orientações serão passadas à equipe. Assim, quem se sentiu prejudicado pode ficar mais calmo, e a empresa tem mais tempo para pensar numa solução interna a longo prazo, como treinamentos e workshops para os atendentes.
Não esconda a situação
Momentos de crise são facilmente percebidos pelos colaboradores, consumidores e até mesmo pela mídia, dependendo da empresa e da situação em si. Por isso, tentar esconder o que está acontecendo é perda de tempo e pode gerar ainda mais frustração e sensação de descaso por parte da organização.
Ao identificar uma crise empresarial, comunique e instrua todos os colaboradores sobre como agir nos próximos dias ou meses. A notícia deve ser dada em primeira mão pelo gestor responsável, para evitar que comecem a circular fofocas e boatos.
Com os consumidores e a mídia, a melhor solução é ser transparente, informar que o problema já está sendo investigado e que soluções estão sendo tomadas para que tudo seja resolvido o mais rápido possível.
Aprenda com a crise empresarial
A maior lição que deve ser tirada de um momento de crise é como evitar que ele volte a acontecer. Para isso, medidas de médio e longo prazo devem ser tomadas.
Algumas ações que podem evitar o surgimento de uma nova crise empresarial:
- Treinamentos de atualização e workshops;
- Investimento em comunicação interna e externa;
- Mudanças na gerência e equipe;
- Identificação dos prejuízos da empresa.
A Caliper pode ajudar sua empresa a prevenir futuras crises, desenvolvendo suas equipes. Conheça os treinamentos da Caliper com foco em vendas, liderança, atendimento, melhores práticas em gestão de equipes e comunicação.