Os programas de coaching e mentoring estão cada vez mais presentes no mundo corporativo, apresentando soluções personalizadas para colaboradores, equipes, líderes e gestores. Mas você sabe qual a diferença entre eles e qual deles pode auxiliar a sua empresa? Conheça mais sobre essas duas modalidades oferecidas pela Talogy.
Programa de Coaching
O programa de coaching da Talogy é um processo individualizado que atua com a habilidade da pessoa em alcançar objetivos pessoais e profissionais. O objetivo é melhorar o desempenho profissional do coachee, refletindo na otimização dos resultados do negócio no qual ele atua.
O processo é dirigido de forma a orientar e acompanhar o desenvolvimento do profissional partindo da avaliação dos pontos fortes e daqueles que precisam de aprimoramento. O programa de coaching se baseia em questões do dia a dia do coachee (o que facilita a aplicação em desafios reais) e contribui na identificação da lacuna entre performance atual e a desejada, bem como o alinhamento com as metas da empresa.
Programa de Mentoring
O mentoring é um processo de desenvolvimento em que uma pessoa, normalmente mais experiente, promove a evolução e o crescimento profissional da outra. Os objetivos principais de um programa de mentoria são: inspirar o mentorado, transformar o seu potencial em resultados e transmitir conhecimentos práticos sobre como lidar com determinado tema.
Na Talogy, o programa de mentoring é coordenado pelo sócio-diretor José Geraldo Recchia, que tem mais de 35 anos de atuação em ambientes corporativos, dos quais 30 foram em posições de gestão e liderança. Confira alguns temas que podem ser abordados nas sessões:
- Gestão de pessoas nas organizações: atração e retenção de talentos, identificação e desenvolvimento do potencial profissional, coaching para remoção de obstáculos e desenvolvimento de competências;
- Processos de recursos humanos: seleção, desenvolvimento, remuneração e benefícios, negociação sindical, elaboração de políticas e procedimentos;
- Planejamento estratégico: análise SWOT, estabelecimento de metas e seus desdobramentos;
- Organização e controle aplicados na gestão de negócios e de equipes;
- Redução de custos.
Para Recchia, a decisão pelo programa de coaching ou mentoring é determinada pela necessidade atual da empresa e do colaborador, ou equipe, selecionados para participar: “Se um time está disperso e apresentando resultados pouco eficientes, indicamos o programa de coaching, mas se a empresa deseja focar, por exemplo, em um colaborador em posição de liderança, porém, com pouca experiência em gestão de pessoas, a melhor opção seria o programa de mentoring”, comenta.
Converse com um de nossos consultores e descubra qual o melhor programa para a sua empresa.