Cultivar uma boa equipe é uma arte, ou melhor, quase um esporte de alta intensidade. A atenção de um(a) líder deve ser multifocal, capaz de enxergar diversos pontos: o objetivo da empresa, os processos, o produto e, claro, os indivíduos. Por isso, vamos debater algo que ainda está à margem da atenção dos(as) líderes: resistência mental no ambiente de trabalho.
O mundo corporativo é pouco familiarizado com a expressão “resistência mental”, mas outros ambientes, que exigem muito esforço (mental e físico), sabem muito bem do que se trata.
A resistência mental torna o indivíduo mais consistente e melhor que os seus oponentes ao assegurar maior determinação, foco, confiança e controle sob pressão. Quem cultiva um ambiente de alto estímulo à resistência mental, cria uma atmosfera de pessoas estáveis diante de rejeições, refações e falhas. Consequentemente, as pessoas se tornam mais abertas à autoavaliação e à busca constante por aprimoramento.
Sejamos sinceros, qual líder não quer criar esse ambiente? Confira algumas estratégias que vão te ajudar a desenvolver resistência mental no seu time:
Ressignifique o contexto: um bom atleta sabe que os obstáculos o ajudam a ser melhor no que faz. Alguém da sua equipe está enfrentando um projeto particularmente difícil? Certifique-se de que eles sabem que esses obstáculos são oportunidades. Eles podem solucionar o problema, aprender novas formas de resolução e aplicar essas lições no futuro. Há uma lição em tudo.
Comunique-se constantemente: certifique-se de que sua equipe saiba que existe um canal aberto de comunicação. Quando se depararem com obstáculos, incentive-os a dialogar. Deixe claro para o seu time que você está disponível para ouvir.
Defina metas: dê aos seus colaboradores um objetivo para se esforçar. Ao encorajá-los a alcançar um pouco além de sua zona de conforto, você está instigando um senso de confiança, propriedade e autonomia.
Construa confiança: criar um relacionamento de apoio entre liderança e liderados é fundamental para criar resistência mental. Quando seus colaboradores sabem que você confia na capacidade deles, eles não se desanimam quando as coisas ficam difíceis. Ter um sistema de suporte ajuda a manter uma confiança inabalável em suas habilidades. Ao promover um ambiente comunicativo e de apoio, em breve você começará a ver as evidências de resistência mental crescendo na sua equipe. Saiba mais sobre o trust building neste artigo.
Agora você conhece o conceito de resistência mental e os principais traços de personalidade que mostram como essa resistência pode convergir em desempenhos incríveis.
Conheça as soluções da Caliper para sua empresa. Entre em contato com um de nossos consultores.