A maioria das empresas enfrentam diversas dificuldades, internas e externas: concorrentes, mudanças nas necessidades e preferências dos consumidores, novas tecnologias disruptivas, a procura por profissionais qualificados e a dificuldade para identificar e desenvolver líderes.
Embora não seja possível controlar os fatores externos, a empresa pode contratar e desenvolver líderes que manterão a organização saudável, segura e alcançando objetivos estratégicos. Os maus líderes podem ser indecisos ou incapazes de antecipar ou atender às necessidades estratégicas de longo prazo. Os bons líderes, por outro lado, posicionam a empresa para o sucesso, impulsionam a inovação e transformam as organizações em empregadoras que atraem bons talentos.
Conheça 7 práticas para identificar e desenvolver os melhores líderes da sua empresa:
1. Determine os fatores de sucesso: antes mesmo de começar a procurar candidatos, defina o que é necessário para ter sucesso, tanto na função quanto na organização. Se você tiver uma posição de liderança específica a preencher, atualize os requisitos do cargo por ordem de importância.
Se você deseja reforçar a cultura organizacional da empresa, escolha líderes que se assemelhem a líderes fortes anteriores e atuais. Se você quiser mudar a cultura, contrate pessoas que se alinham com o estado desejado.
2. Determine as necessidades e lacunas organizacionais: como a sua empresa está posicionada no mercado hoje? Talvez você queira ser mais inovador em seu setor e mercado ou precise fortalecer sua cultura de vendas. Procure pessoas que possam preencher essas lacunas e trazer equilíbrio.
3. Colete dados: se currículos, referências, entrevistas e outras formas tradicionais de rastrear os candidatos funcionassem efetivamente, métodos de avaliação e análise de pessoas não existiriam.
Com uma abordagem focada em dados, todos os candidatos, internos e externos, são avaliados com os mesmos critérios e objetivos, e a empresa obtém as informações necessárias para ver quais candidatos têm potencial para preencher lacunas organizacionais.
4. Identifique High Potentials: as empresas geralmente olham para dentro de suas estruturas, percebem a falta de liderança e escolhem trazer pessoas de fora para mudar as coisas. Às vezes, isso é necessário, mas não ignore a oportunidade de explorar os high potentials que já estão a bordo.
É provável que você identifique e desenvolva líderes que, naquele momento, estão em tarefas aquém de suas capacidades.
5. Desenvolva pontos fortes: as organizações geralmente adotam uma abordagem de busca pelos “maiores sucessos” na pesquisa de candidatos. Em outras palavras, elas querem escolher todas as qualidades desejáveis e depois se perguntam por que não conseguem encontrar o candidato certo.
É improvável que um visionário decisivo que conduz à inovação seja bom na implementação de um projeto, assim como a pessoa que demonstra forte impacto e influência pessoal provavelmente não será tão eficaz em termos de supervisão operacional e administração. Até certo ponto, você pode compensar deficiências, mas não pode “consertar” a personalidade de alguém.
6. Invista em Treinamentos: é excessivamente otimista, se não ingênuo, contratar alguém com boa aparência em um perfil aparentemente ideal e assumir que apenas suas forças intrínsecas o elevarão ao status de melhor desempenho.
Os funcionários – líderes e colaboradores individuais – têm melhor desempenho e são mais engajados e produtivos quando acreditam que a administração investe em seu sucesso, por isso, invista em treinamentos corporativos e processos de onboarding para integrar sua equipe.
7. Forneça desafios do mundo real: metas de expansão e outras práticas comuns de desenvolvimento costumam servir para agradar gerentes em vez de realmente ajudar novos líderes a crescerem.
Se possível, monte uma equipe multifuncional de novos líderes e ofereça a eles um obstáculo aos negócios do mundo real. Os colaboradores experimentam um crescimento acelerado quando trabalham em uma situação que se assemelha a um grupo executivo e se beneficiam de uma diversidade de ideias e perspectivas.
Identificar e desenvolver líderes não é uma tarefa fácil para os gestores. Há muita pressão e busca do equilíbrio certo entre quando fornecer suporte e quando recuar, mantendo a consciência de objetivos organizacionais mais amplos. Porém, incorporando uma abordagem focada em dados, consistência duradoura e seguindo um sistema sólido de práticas recomendadas, você pode ajudar a posicionar os colaboradores e organização para obter sucesso a longo prazo.