As principais qualidades de personalidade que levam ao alto desempenho

Compartilhar

A cada ano, uma nova safra de graduados universitários procura entrar no mercado de trabalho em busca de empregos com graus variados de sucesso. Alguns graduados com um forte histórico acadêmico encontrarão rapidamente um emprego e terão sucesso, enquanto outros não. Já outros graduados com um histórico acadêmico medíocre florescerão no local de trabalho. Qual é a discrepância? Por que o sucesso escolar e o sucesso no trabalho não são a mesma coisa? O que é que os empregadores realmente querem?

A Talogy desenvolve estudos sobre o desempenho no trabalho e características que podem predizer tal desempenho. Muitos gerentes de contratação e executivos nos comentam sobre o que querem em um colaborador. Embora possa diferir de indústria para indústria e de cargo para cargo, muitas qualidades desejáveis são universais. Essas características nem sempre são as mesmas qualidades necessárias para o sucesso em um ambiente escolar. Boas notas não são fortes preditores de desempenho no trabalho porque não é um atestado para inteligência e profissionalismo, como muitas pessoas supõem.

Mesmo que um aluno que ingresse no mercado de trabalho seja inteligente, muitas vezes isso não é suficiente. As organizações querem colaboradores completos, cooperativos e confiáveis. Listamos abaixo as cinco principais habilidades que levam ao alto desempenho na vida profissional e ao sucesso ao longo de uma carreira:

1) Capacidade para aprender

Cada organização tem um conjunto específico de conhecimentos que cada colaborador precisará adquirir para ter sucesso em seu cargo. Seja aprendendo conhecimento técnico, processos de trabalho específicos ou como navegar efetivamente na organização, ser capaz de adquiri-lo e se atualizar rapidamente é muito desejável para a maioria das organizações. É após a curva de aprendizado inicial que as organizações começam a receber um retorno sobre o investimento naquela contratação. Quanto mais curta for essa curva (ou seja, quanto mais alta a capacidade para aprender do profissional contratado), mais bem sucedidos serão os novos contratados em seus novos empregos.

2) Consciência

A consciência é um traço de personalidade que engloba muitas características desejáveis para as organizações. Os profissionais que possuem altos níveis de consciência são seguras e confiáveis. Essas pessoas são mais propensas a seguir adiante, trabalhar duro, prestar atenção aos detalhes, planejar e organizar suas tarefas. Sejamos honestos, organizações apreciam muito colaboradores que trabalhem duro para eles, mostram-se confiáveis e dispostos a dar um passo extra para tornar a organização melhor.

3) Habilidades interpessoais

Para a maioria dos cargos, você não precisa ser extrovertido, mas é importante se dar bem com os outros. Em muitas organizações, você fará parte de uma equipe. Novas contratações precisam trabalhar com outras pessoas em sua equipe e em todos os departamentos. Às vezes, os membros da equipe discordam; como esses desacordos são tratados faz uma grande diferença no desempenho do trabalho. Colaboradores bem-sucedidos são tipicamente cooperativos e diplomáticos.

4) Adaptabilidade

As coisas mudam. Os processos mudam, os cargos mudam, as prioridades mudam, os mercados mudam, os líderes mudam… as coisas mudam. É importante que os colaboradores sejam capazes de se adaptar e continuar sendo eficazes mesmo quando as mudanças estão ocorrendo. As organizações estão em busca de profissionais que possam lidar com os maus tempos e ainda acompanhar as demandas de seus cargos.

5) Integridade

Honestidade. Moralidade. Virtude. As organizações querem poder confiar em seus colaboradores. Eles querem profissionais que não mintam, trapaceiem ou roubem. Não há nada mais valioso para as organizações do que sua propriedade intelectual; os líderes querem novos contratados em quem possam confiar para guardar os segredos da empresa. Isso também significa tomar as decisões certas para a empresa e cuidar do melhor interesse da organização.

Então, se você está no mercado de trabalho, lembre-se dessas características. Em um processo de contratação, compartilhe exemplos que ilustrem como você exibiu tais comportamentos no passado. Se você é o responsável por contratar uma nova safra de talentos, como garantir que está trazendo pessoas com essas características? Claramente, confiar no desempenho acadêmico não funcionará. Em vez disso, elabore indicadores dessas características em seu sistema de seleção. Meça tais traços com avaliações de personalidade validadas e entrevistas comportamentais bem desenvolvidas e estruturadas. Colaboradores de alto desempenho possuem muitas dessas características desejáveis; certifique-se de que está avaliando todas elas.

A Talogy Brasil utiliza o Perfil Caliper para avaliar os traços de personalidade que ajudam a predizer o sucesso do colaborador no cargo. Entre em contato conosco para entender como podemos te ajudar a diminuir seu turnover com contratações mais assertivas.

Sobre a Talogy

Nós somos a Talogy. Os especialistas em gestão de talentos. Elaboramos soluções que analisam, selecionam, desenvolvem e engajam talentos em todo o mundo. Ao unir os principais psicólogos, cientistas de dados, desenvolvedores e consultores de RH, reunimos o poder da psicologia e da tecnologia para que você possa tomar as melhores decisões sobre pessoas orientadas por dados sobre pessoas. Com mais de 30 milhões de avaliações entregues todos os anos em mais de 50 idiomas, ajudamos os clientes a descobrir o brilhantismo organizacional.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?