Para sair na frente da concorrência, as organizações devem aproveitar seus programas de treinamento e desenvolvimento de uma maneira que não seja apenas benéfica para seus colaboradores, mas também os mantenha alinhados com os objetivos organizacionais como um todo. Pensando nisso, selecionamos as principais tendências em treinamento e desenvolvimento no RH.
Melhores Práticas
Mesmo com todas as novas tecnologias disponíveis, acreditamos que haverá um “retorno ao básico” na década de 2020 em relação ao desenvolvimento de lideranças. Os problemas que os líderes estão enfrentando hoje em dia não são novos ou únicos. Eles precisam desenvolver habilidades em torno de algumas áreas-chave:
- – Delegando e responsabilizando outras pessoas da equipe
- – Comunicação
- – Desenvolvimento do colaborador
Os problemas que os líderes enfrentam podem se manifestar de maneira um pouco diferente, dada a natureza mutável do cargo (por exemplo, trabalhar com colaboradores remotos, trabalhar com diferentes gerações etc.), mas essas habilidades básicas de liderança ainda são críticas para o sucesso.
Mudando a natureza do trabalho
Nunca estivemos em nenhuma situação em que a organização não estivesse tentando se adaptar, mudar ou prosperar. Realmente cabe aos líderes de uma organização impulsionar a mudança de maneira positiva – e isso torna muito importante selecionar e desenvolver líderes que tenham esse perfil.
Gerações no local de trabalho
Um dos maiores desafios que as organizações enfrentam é a rápida promoção dos millennials. Os baby boomers estão se aposentando, o que significa que há uma lacuna que precisa ser preenchida. Trinta anos atrás, pode ter levado a maior parte da carreira de um colaborador para ser promovido a um cargo de liderança. No entanto, devido a algumas das lacunas deixadas pelas aposentadorias, as empresas podem se deparar com a promoção de indivíduos mais cedo do que antes, daí a necessidade crescente de desenvolvimento de liderança.
Novas tecnologias / Inteligência Artificial
Em nossa opinião, “Inteligência Artificial” tem sido um termo moderno que tem sido usado nos últimos 10 anos ou mais, sem nenhum significado padrão ou real por trás dele. Isso é definitivamente verdade no que se refere ao desenvolvimento de liderança e coaching. Semelhante à premissa de retorno ao básico, é possível que as companhias se afastem dos “brinquedos novos e brilhantes” e confiem em métodos de desenvolvimento testados e comprovados anteriormente. Ou – e talvez de forma mais realista – elas usem a tecnologia para aumentar, suplementar, apoiar e endossar o processo de desenvolvimento.
Diversidade
O tema da diversidade e inclusão está no topo da mente de todos e se tornará cada vez mais importante no futuro. As empresas precisam promover uma cultura de inclusão em que os colaboradores sejam tratados de forma justa e se sintam seguros ao procurar seus gerentes com suas preocupações. Grandes líderes são imperativos para liderar essa tarefa.
Gerenciamento de estresse
Recentemente, tem sido visto um aumento no interesse e pedidos de desenvolvimento de liderança em torno da construção de relacionamentos e respeito – não apenas relacionados à diversidade e respeito às diferenças individuais, mas também relacionados ao aumento de incidentes de bullying, assédio moral no local de trabalho e comportamento não profissional. Quando analisado mais profundamente o que está causando tais incidentes, o estresse geralmente parece ser a causa.
Resiliência e adaptabilidade
À medida que os ambientes de trabalho se tornam cada vez mais complexos e diversificados, é imperativo que os líderes sejam capazes de se adaptar, ajustar e realinhar de forma rápida e eficaz. É improvável que isso mude tão cedo e, de fato, considerando os pontos que discutimos acima sobre tecnologia, diversidade e natureza mutável do trabalho, será mais importante do que nunca.
O que dizem sobre a mudança é verdade: é constante. As organizações devem manter isso em mente, juntamente com as tendências que descrevemos acima, à medida que constroem seus planos de treinamento e desenvolvimento de líderes. Agilidade e adaptabilidade são as chaves para o sucesso à medida que avançamos para a nova década.