Um dos desafios que as empresas podem enfrentar é o desgaste de candidatos no processo de contratação. Os candidatos podem desistir do processo de inscrição por vários motivos, incluindo desinteresse pela empresa, outra oferta de emprego ou sentir que o processo de contratação é injusto. Todos esses motivos podem ser resultado de um longo processo de contratação. Candidatos que são colocados em um ‘padrão de espera’ em determinadas etapas do processo de contratação podem ter a impressão de que a empresa não os está valorizando como candidato e, consequentemente, desistir do processo.
Além disso, é uma realidade que os candidatos estão buscando outras opções de trabalho e fazendo entrevistas com diversas empresas. As empresas que são capazes de processar candidatos mais rapidamente têm vantagem porque podem fazer uma oferta ao candidato primeiro. No geral, faz sentido reduzir o tempo necessário para concluir o processo de contratação e, por sua vez, maximizar a eficiência do processo de contratação.
Ao considerar como tornar o processo de contratação mais eficiente, um dos indicadores que tendemos a focar primeiro é a eficácia. Isso é muito importante porque pode fazer a diferença entre uma boa e uma má contratação. No entanto, a eficiência também é um fator importante a ser considerado no processo de seleção. Normalmente, há um dar e receber entre fatores como eficácia e eficiência. É como velocidade e precisão. Se você aumentar sua velocidade, sua precisão tende a diminuir. No entanto, isso nem sempre precisa ser o caso para eficácia e eficiência em um processo de contratação. Abaixo estão algumas dicas para encontrar o ponto ideal que o deixará com um processo de seleção eficiente e eficaz.
Minimize os recursos necessários durante os estágios iniciais do processo
O objetivo final de qualquer sistema de contratação é reduzir um grande número de candidatos a um ou poucos. Essencialmente, o sistema deve ser configurado como um funil com cada etapa removendo candidatos não qualificados. Nos estágios iniciais, quando você tem mais candidatos com níveis de habilidade mais variáveis, é melhor usar ferramentas fáceis e econômicas. Por exemplo, você pode começar com um aplicativo que pergunta sobre as qualificações básicas para o trabalho. Este simples passo é uma forma eficaz de eliminar aqueles não qualificados para o cargo.
Além disso, você pode incluir uma breve avaliação de triagem que identificará seus candidatos menos indicados. A eliminação desses candidatos nos estágios iniciais permitirá que você gaste mais tempo com os candidatos mais qualificados. Isso resulta em muito tempo e economia de custos. Os estágios posteriores são quando é melhor ter ferramentas mais aprofundadas e com uso intensivo de recursos (por exemplo, entrevistas baseadas em comportamento ou avaliações aprofundadas).
Automatize o processo
Uma das melhores maneiras de tornar seu sistema de contratação mais eficiente é utilizar aplicativos e ferramentas eletrônicas. Quando você usa uma plataforma eletrônica, a pontuação pode ser incorporada ao sistema, para que você saiba automaticamente se o candidato foi aprovado ou reprovado nesta etapa. Isso cria mais padronização, elimina suposições da equipe de contratação e agiliza o processo. Automatizar o processo reduz os recursos necessários, especialmente nos estágios iniciais. Por exemplo, os candidatos podem entrar no sistema, preencher uma inscrição eletrônica inicial e, em seguida, serem convidados a fazer uma avaliação automática se tiverem passado em todas as etapas anteriores.
Use ferramentas que são preditivas de sucesso para sua posição-alvo
A última coisa a mencionar é que você nunca deve sacrificar a qualidade em detrimento da velocidade no processo de contratação. Certifique-se de passar por todas as etapas necessárias em uma análise de trabalho para identificar os conhecimentos, competências e habilidades mais importantes para o cargo-alvo. Em seguida, selecione suas ferramentas que podem medir com precisão e confiabilidade essas competências, por exemplo, a nova tecnologia de avaliação modular – uma abordagem configurável que permite que você se concentre nas competências mais importantes para a função e remova construções irrelevantes ou redundantes. Ao gastar um pouco mais de tempo no front-end, você pode ter certeza de que está criando um sistema eficaz e eficiente.
Uma ótima maneira de fazer isso é considerar uma jornada de avaliação configurável que permita que você se concentre nas coisas mais importantes para a função, removendo construções irrelevantes ou redundantes. A nova tecnologia permite que essas avaliações modulares sejam criadas para direcionar competências hiperespecíficas e levar seus candidatos por um processo de contratação agradável.
Tornar seu sistema mais eficiente pode ter vários benefícios, incluindo:
- – Criar uma experiência de candidato mais positiva
- – Reduzir o tempo necessário para a equipe de contratação
- – Gerar uma economia de custos
- – Reduzir o tempo total de contratação
Ao incorporar algumas das dicas acima, você pode garantir um processo de contratação eficiente e eficaz que permitirá selecionar e integrar os melhores candidatos mais rapidamente.
Converse com um de nossos consultores e saiba como a Talogy pode ajudar a sua empresa a contratar melhor e mais rápido. Entre em contato através do telefone (41) 3075-3400 ou envie um e-mail para .