Escrito por Theresa Sheets, Gerente de Aprendizagem e Desenvolvimento
“A aprendizagem ativa é, simplesmente, tudo o que pode envolver os alunos em fazer coisas e depois pensar nas coisas que estão fazendo” (Bonwell & Eison, 1991). Este conceito de trinta anos para uma técnica instrucional altamente envolvente surgiu dos avanços na pesquisa de adultos, cognitivos e educacionais e é utilizado hoje em quase todos os tipos de ambiente de educação e treinamento.
Visto como um componente-chave de ambientes de aprendizagem ricos, a abordagem de aprendizagem ativa capacita os participantes em sua capacidade de pensar, investigar, discutir, criar e resolver problemas, e muito mais. Os benefícios do estilo de aprendizagem ativo foram consistentemente comprovados ao longo dos anos.
A pandemia inspirou uma nova apreciação por essa estratégia instrucional e seu valor quando quase todas as instruções passaram pela transição on-line. As matrículas em salas de aula virtuais aumentaram 88% em 2020 e aumentaram mais 32% no ano seguinte, levando educadores e treinadores de todo o mundo a concordar que é uma solução eficaz para técnicas de envolvimento do aluno (Fórum Econômico Mundial, 2022).
Benefícios de incluir o aprendizado ativo nos planos de desenvolvimento de colaboradores:
- A aprendizagem ativa se alinha às suposições dos adultos sobre aprendizagem.
Esta é uma ótima notícia para os empregadores que podem utilizar uma estrutura testada e comprovada (Glancy, 2021) e ser criativos na criação de programas de desenvolvimento de colaboradores. Os alunos adultos aceitam fazer parte do processo de aprendizagem, integrando suas motivações individuais, experiências e necessidades pessoais ou profissionais que giram em torno de problemas que eles definem e decidem que estão prontos para resolver.
Mais importante ainda, a aprendizagem ativa oferece espaço para a autodireção ao longo do processo de acordo com os interesses e preferências dos participantes para explorar, absorver e compreender. Essa conexão torna o aprendizado significativo e aplicável à jornada de desenvolvimento de cada colaborador.
- O aprendizado ativo aumenta o engajamento no desenvolvimento de colaboradores tanto presencial quanto virtual.
Pesquisas comprovam que o desenvolvimento dos colaboradores é aprimorado por meio de ferramentas on-line, como plataformas de videoconferência e sistemas de gamificação que usam situações interativas semelhantes a jogos para refletir atividades típicas de trabalho. A Universidade de Columbia enfatizou a importância do envolvimento dos alunos em fazer e pensar sobre o que estão fazendo. Isso pode incluir tudo, desde encontrar novas ideias assistindo a vídeos ou compartilhar uma apresentação virtual até envolver-se com informações e ideias por meio de discussões em salas de reunião ou documentos on-line compartilhados (Centro de Ensino e Aprendizagem, 2022).
Para os empregadores, um maior envolvimento durante os programas de desenvolvimento virtual e presencial se traduz em maior produtividade e retenção. Existem outras influências positivas que aparecem em toda a cultura da organização e nos resultados desejados, como o pensamento crítico e inovador aprimorado e a resolução ativa de problemas (Continu, 2021).
- A aprendizagem ativa é inclusiva.
A flexibilidade da aprendizagem ativa para educação e formação coloca-a na categoria de estratégias de ensino inclusivas, que procuram servir as necessidades de cada educando. Com todas as vozes incluídas na conversa, o envolvimento dos participantes no processo de aprendizagem é enriquecido pela remoção de quaisquer reservas sobre o que estão fazendo quando outras perspectivas diversas são ouvidas.
Uma cultura inclusiva é um divisor de águas tanto para os colaboradores quanto para a organização. Um ambiente de aprendizado e desenvolvimento “all in” reúne as experiências, insights e ideias de todos, estimula a discussão e inspira a descoberta, a exploração, a ideação, a criação e a reflexão individuais e colaborativas.
As organizações vêem mudanças de cultura e perspectiva que se transferem para o local de trabalho quando tornam as oportunidades de desenvolvimento de colaboradores mais dinâmicas, renunciando ao estilo tradicional de palestra. A aprendizagem ativa inclusiva pode incorporar componentes como role playing, estudos de caso, discussões Think-Pair-Share, aprendizagem baseada em jogos, aquisição de conhecimento por meio de podcasts, conversas sobre tópicos críticos e muito mais (Yale, 2022).