Sobrevivendo ao futuro do trabalho: como a IA está transformando as habilidades críticas de trabalho

Compartilhar

Escrito por Janki Devalia, Consultor Sênior

Inteligência Artificial (IA) são duas pequenas palavras que estão mudando o mundo como o conhecemos. Independentemente da sua visão, interesse ou conhecimento sobre IA, é inegável que o recente lançamento do ChatGPT causou uma mudança sísmica na trajetória da sociedade. Enquanto alguns estão adotando essa mudança, outros a acham enervante e desconfiam das consequências de ter o equivalente a uma pessoa onisciente na ponta dos dedos.

Devemos ter medo? Ou isso está nos ajudando a dar um passo adiante para liberar todo o nosso potencial humano?

Antes de podermos responder a isso, precisamos saber com o que estamos lidando. O que é essa nova IA que fez com que até o Google emitisse um “Código Vermelho?” E que melhor maneira de descobrir do que perguntar a si mesmo? Perguntei à plataforma “O que é ChatGPT?” e aqui está como ele se descreve:

“Eu sou o ChatGPT, um grande modelo de linguagem desenvolvido pela OpenAI. Fui treinado em uma enorme quantidade de dados de texto usando algoritmos de aprendizado profundo, o que me permite entender e gerar linguagem semelhante à humana. Posso responder a perguntas, fornecer informações e participar de conversas sobre uma ampla gama de tópicos. Meu objetivo é ajudar e apoiar as pessoas em suas dúvidas e fornecer respostas úteis.”

A plataforma usa seus dados para gerar respostas originais às perguntas. Ao longo de uma conversa, ele lembra o que foi perguntado anteriormente, permitindo que você ajuste e melhore sua resposta até ficar satisfeito. Mas, conforme destacado pela OpenAI, às vezes as respostas podem parecer plausíveis, mas as respostas estão incorretas, sugerindo que ainda há necessidade de os humanos verificarem o que a IA está produzindo. Então, talvez a IA não seja capaz de fazer tudo o que os humanos podem, mas certamente tem a capacidade de nos aliviar ou até nos inspirar em nossas tarefas diárias. Isso levanta a questão de como coexistimos com as tecnologias de IA e quais habilidades os humanos precisam para aproveitar ao máximo esse avanço tecnológico.

Não há dúvida de que o mundo está mudando e, com ele, as habilidades críticas necessárias para o trabalho também estão mudando. A pesquisa mostra que nos próximos cinco anos, mais de um terço das habilidades consideradas essenciais para a força de trabalho de hoje terão mudado. Os artigos mais recentes, resultados de pesquisas e respostas do ChatGPT (é claro) concordam sobre o que devem ser, alguns estão descritos abaixo:

  1. Alfabetização digital e de dados – Isso será essencial para navegar na vida no mundo digital e aproveitar os rápidos avanços que ocorrem ao nosso redor. Com esses avanços vêm os dados – e muitos deles. Precisamos ser capazes de interpretar esses dados, questioná-los quando necessário e usá-los para tomar melhores decisões. Em seguida, precisamos ser capazes de usar essa alfabetização e comunicar percepções baseadas em dados para as pessoas ao nosso redor.
  2. Pensamento crítico – Como vimos, a IA não tem todas as respostas e, às vezes, pode até mesmo nos dar assertivamente as respostas erradas. Como humanos, precisamos ser capazes de questionar o que nos é apresentado, garantindo que analisamos as informações com base em evidências, não parecendo plausíveis, mas fatos incorretos que podem ser crivados de vieses. O pensamento crítico também permite a inovação; inventar novas ideias também não é algo que a IA possa fazer – já que, por princípio, ela se baseia no conhecimento existente.
  3. Inteligência Emocional (IE) – A IE permite que os indivíduos entendam e gerenciem melhor suas próprias emoções e as dos outros. Embora o ChatGPT responda à linguagem emotiva, ele não possui EI. A IA geralmente ainda não consegue entender as nuances da emoção humana ou se conectar com outras pessoas em um nível emocional. Essa é uma área em que as máquinas definitivamente não podem competir e isso é essencial para colaboração, liderança, solução de problemas e muitos outros requisitos do local de trabalho.
  4. Flexibilidade – Podemos apenas olhar para os últimos cinco anos para ver a rapidez com que o mundo ao nosso redor pode mudar. Os seres humanos exigem flexibilidade cognitiva e capacidade de se adaptar às mudanças de expectativas e conjuntos de habilidades para prosperar no trabalho. A capacidade de ver a mudança como uma oportunidade e ser capaz de se adaptar ajudará os indivíduos a permanecerem competitivos e avançarem em seus setores.

A lista de habilidades acima não é exaustiva e, sem dúvida, parecerá diferente em questão de alguns anos, se não meses. No entanto, para ter sucesso, precisamos estar preparados para trabalhar com essa nova tecnologia e não contra ela. Tecnologias como o ChatGPT estão abrindo as portas para permitir que os humanos desenvolvam e refinem habilidades mais “humanas”, ao mesmo tempo em que fornecem eficiências por meio da automação de algumas tarefas. Para saber mais sobre como avaliar e recrutar para essas habilidades críticas de trabalho, entre em contato conosco aqui na Talogy – adoraríamos ajudar!

Pessoalmente, estou cautelosamente otimista em relação ao uso de tecnologias como o ChatGPT – e quem sabe daqui a cinco anos talvez estejamos treinando a IA para ser mais objetiva e fazer mais por nós! Independentemente disso, veio para ficar e precisamos aprender a aceitar nosso novo ‘colega de trabalho’.

 

Fontes:

Goulart, V. G., Liboni, L. B., & Cezarino, L. O. (2022). Balancing skills in the digital transformation era:    The future of jobs and the role of higher education. Industry and Higher Education, 36(2),      118-127.

Stephanie, L (2022, July 20). Future skills you’ll need in your career by 2030. Retrieved from: https://www.topuniversities.com/student-info/careers-advice/future-skills-youll-need-your-career-2030

CIMA (2022, September 23). The 10 vital skills you will need for the future of work. Retrieved from:https://myfuture.cimaglobal.com/career-insights/the-10-vital-skills-you-will-need-for-the-        future-of-work/

Marr, B (2022, August 22). The Top 10 Most In-Demand Skills For The Next 10 Years. Retrieved from: https://www.forbes.com/sites/bernardmarr/2022/08/22/the-top-10-most-in-demand-skills-   for-the-next-10-years/?sh=7bec721417be

Brooks, M (2023, January 26). What Is ChatGPT? Is It the Beginning of the End?. Retrieved from: https://www.psychologytoday.com/us/blog/tech-happy-life/202301/what-is-chatgpt-is-it-       the-beginning-of-the-end


Sobre a Talogy

Nós somos a Talogy. Os especialistas em gestão de talentos. Elaboramos soluções que analisam, selecionam, desenvolvem e engajam talentos em todo o mundo. Ao unir os principais psicólogos, cientistas de dados, desenvolvedores e consultores de RH, reunimos o poder da psicologia e da tecnologia para que você possa tomar as melhores decisões sobre pessoas orientadas por dados sobre pessoas. Com mais de 30 milhões de avaliações entregues todos os anos em mais de 50 idiomas, ajudamos os clientes a descobrir o brilhantismo organizacional.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?