Escrito por Daniel Messinger, Consultor Associado
Você já ouviu alguém reclamar sobre a comunicação ruim por parte de seu supervisor ou equipe de liderança sênior? Já ficou frustrado quando alguém de outro departamento não responde a você? Os colaboradores se preocupam em ter uma comunicação saudável e positiva dentro de suas organizações. As empresas também deveriam se preocupar, pois uma comunicação saudável oferece uma variedade de benefícios para as organizações.
Mas por que a comunicação saudável é tão importante? Antes de entender os benefícios da comunicação eficaz, é preciso compreender que existem diferentes tipos de comunicação. Cada um deles é importante e oferece benefícios únicos para as organizações.
Tipos de comunicação no ambiente de trabalho
1. Comunicação organizacional
Um tipo de comunicação vem de executivos e líderes seniores e é direcionado aos colaboradores de níveis mais baixos. Isso inclui atualizações para os profissionais sobre operações comerciais, novas políticas e sucessos da empresa. Os funcionários querem se sentir apoiados e conectados às suas organizações, mas raramente se sentem assim se os executivos não se comunicarem com eles. Como resultado, as empresas podem sofrer se a comunicação organizacional estiver ausente.
2. Comunicação ascendente
A comunicação ascendente vem dos colaboradores de níveis mais baixos e é direcionada aos líderes seniores ou executivos. Isso frequentemente ocorre na forma de feedback sobre políticas ou procedimentos da empresa. Se a comunicação ascendente estiver ausente, geralmente é porque os funcionários não se sentem seguros. Quando os colaboradores estão preocupados com as repercussões – como perder o emprego ou serem preteridos em promoções – eles não têm vontade de fornecer feedback honesto.
3. Comunicação entre equipes e entre departamentos
As equipes alcançam metas por meio da colaboração. Isso requer uma grande organização e comunicação. Os membros da equipe precisam estar na mesma página se quiserem realizar tarefas de maneira eficiente. Se a comunicação da equipe falhar, as tarefas e projetos podem sofrer. A comunicação entre departamentos é muito semelhante à comunicação da equipe, com benefícios semelhantes. No entanto, vale ressaltar que os colaboraodres de diferentes departamentos geralmente conhecem menos uns aos outros e ao trabalho de outros departamentos. Além disso, outros departamentos têm prioridades, necessidades e desejos diferentes. Isso pode tornar a comunicação interdepartamental eficaz mais difícil e demorada do que a comunicação entre equipes.
4. Comunicação supervisora
Supervisores desempenham um papel ativo na vida de seus colaboradores. Os funcionários esperam receber orientação, direção e reconhecimento de seus supervisores. De reuniões semanais a avaliações de desempenho, os profissionais devem receber feedback claro e expectativas sobre seu relacionamento de trabalho com a empresa.
Benefícios da comunicação eficaz no ambiente de trabalho
Realmente não existem desvantagens quando se trata de comunicar eficazmente no ambiente de trabalho. Com isso em mente, aqui estão alguns dos benefícios observados em relação a cada tipo de comunicação discutido acima.
Comunicação organizacional
Confiança: Quando as empresas são abertas e transparentes sobre as operações comerciais, os colaboradores podem confiar que suas organizações serão honestas com eles.
Engajamento dos colaboradores: Quando os colaboradores entendem os desafios enfrentados pelo negócio, eles se sentem motivados a se unir e superar esses desafios. Histórias de sucesso da empresa também podem aumentar o engajamento, melhorando os sentimentos positivos em relação à organização.
Compromisso: O diálogo aberto dos líderes seniores aumenta os sentimentos de compromisso por meio de laços familiares e camaradagem.
Apoio organizacional: Os colaboradores também se sentem mais apoiados quando a liderança sênior se envolve em uma comunicação ativa e saudável.
Rotatividade: Cada um dos benefícios listados acima tem um efeito significativo na rotatividade. Quando a comunicação dos líderes seniores é forte, é possível esperar taxas de rotatividade mais baixas também.
Comunicação ascendente
Consciência: Os colaboradores de níveis mais baixos têm perspectivas, insights e prioridades diferentes dos executivos. Quando os funcionários têm oportunidades de compartilhar feedback com segurança, as organizações têm melhor consciência dos desafios enfrentados pela empresa. Isso permite que as empresas lidem com problemas de maneira mais eficaz e antecipem problemas que possam surgir no futuro.
Justiça: Todos querem que sua voz seja ouvida e compreendida. Quando as organizações dão a todos a chance honesta de expressar sua opinião, sinalizam que desejam tomar decisões de maneira justa.
Confiança: Quando os canais de comunicação estão abertos, os colaboradores podem confiar que a empresa quer fazer as coisas da maneira certa – mesmo que certas decisões não favoreçam o profissional.
Apoio organizacional: Os colaboradores se sentem apoiados quando seus comentários e preocupações são genuinamente recebidos e considerados.
Rotatividade: Os colaboradores têm menos probabilidade de deixar as organizações quando sentem que suas empresas oferecem suporte e ouvem suas preocupações.
Comunicação entre equipes e entre departamentos
Eficiência: A comunicação entre equipes e entre departamentos melhora a eficiência de várias maneiras:
– Os colaboradores são mais propensos a executar tarefas corretamente quando os passos corretos são comunicados claramente a eles.
– Projetos têm menos probabilidade de serem esquecidos ou permanecerem inacabados quando as responsabilidades são claramente entendidas.
– O tempo pode ser usado de maneira mais eficiente quando os colaboradores se comunicam. Tarefas podem ser feitas na primeira tentativa, em vez de precisar de várias tentativas para acertar. Além disso, o tempo não será gasto em projetos desnecessários ou em tarefas que já foram concluídas.
– Os prazos do projeto têm menos probabilidade de serem interrompidos. Às vezes, os colaboradores subestimam o tempo ou o esforço necessários para concluir certas tarefas. Mas isso pode ser evitado por meio da comunicação proativa.
– Tarefas de alta importância podem ser priorizadas quando outros colaboradores ou departamentos entendem claramente uns aos outros.
Compartilhamento de conhecimento: Às vezes, apenas um ou dois colaboradores sabem como executar uma tarefa. Uma comunicação melhor pode ajudar as equipes a reconhecer esses pontos cegos e tomar medidas para evitar atrasos se um colaborador estiver indisponível repentinamente.
Satisfação no trabalho: Quando os processos estão funcionando perfeitamente, os colaboradores têm mais probabilidade de se orgulhar de seus empregos e são menos propensos à frustração.
Compromisso da equipe: Conversas amigáveis entre os colaboradores ajudam a criar laços entre eles. Conversas sobre o trabalho também lembram os colaboradores de que estão trabalhando em equipe para alcançar seus objetivos. Essas conversas melhoram o compromisso com a equipe.
Rotatividade: Devido a esses benefícios, uma comunicação saudável entre equipes e entre departamentos também reduz as taxas de rotatividade.
Comunicação supervisora
Desenvolvimento: Os supervisores têm a oportunidade única de orientar os colaboradores em seus caminhos de carreira. Quando os supervisores se comunicam bem, podem melhorar as habilidades dos colaboradores e ajudá-los a alcançar seus objetivos como profissionais.
Desempenho no trabalho: Os supervisores também desempenham um papel fundamental no desempenho no trabalho de seus colaboradores. Fornecer aos colaboradores feedback sobre o que eles estão fazendo bem e onde podem melhorar pode ser uma grande vantagem para eles. Os supervisores também definem as expectativas de trabalho para seus funcionários. Quando comunicadas de maneira adequada, essas expectativas motivam os funcionários a serem a melhor versão de si mesmos.
Satisfação no trabalho: As pessoas estão mais felizes em seus empregos quando sabem o que é esperado delas, o que significa que a comunicação supervisora pode melhorar drasticamente a satisfação no trabalho.
Compromisso do supervisor: Canais abertos de comunicação melhoram os laços que os colaboradores têm com seus supervisores, o que também pode motivá-los a fazerem o melhor esforço no trabalho.
Rotatividade: Assim como nos outros tipos de comunicação, os benefícios da comunicação supervisora também podem reduzir as taxas de rotatividade.