Checklist Cultural: Você trabalha em uma empresa com boa Cultura Organizacional?

Compartilhar

 

Escrito por Greg Kedenburg, Psicólogo I/O

A palavra “cultura” é usada com tanta frequência nos ambientes de trabalho que desenvolveu inúmeras definições, interpretações e estigmas. Alguns a veem como um esforço desnecessário (“Um salário deveria ser suficiente”), outros têm entendimentos equivocados e tentam copiar perfeitamente a cultura de outra empresa, e muitos consideram isso tão vago e enigmático que simplesmente não sabem por onde começar.

A cultura organizacional, reduzida aos seus elementos mais básicos, refere-se ao ambiente interno geral cultivado por uma empresa e é frequentemente impulsionada por sua missão e valores corporativos. Isso pode abranger detalhes como como tratam seus colaboradores e onde concentram os esforços para o desenvolvimento, frequentemente refletindo-se em suas políticas e procedimentos. Como cada organização é diferente – abraçando valores e crenças diferentes – raramente duas empresas compartilham culturas idênticas. Uma vez que cada empresa tem uma cultura diferente, pode ser difícil saber se a empresa para a qual você trabalha tem uma boa cultura.

Abaixo está um checklist que o ajudará a determinar se sua empresa possui uma boa cultura ou não.

Você sente que tem uma voz?

Geralmente, empresas com culturas altamente avaliadas dão a seus colaboradores a oportunidade de expressar sua opinião, independentemente de cargo ou nível. Quer seja obtendo feedback para uma nova política ou permitindo que expressem preocupações, fornecer uma plataforma para que os colaboradores falem abertamente dá a eles mais controle e ajuda a orientar eficazmente as políticas da empresa.

Você tem autonomia em sua posição?

Nem todos os cargos se prestam à independência, mas a maioria das posições em várias indústrias permite pelo menos algum nível de tomada de decisão autônoma. Você é confiável para tomar a decisão certa quando surgem perguntas ou problemas? Empresas que incentivam os supervisores a capacitar seus colaboradores para tomar decisões em seus papéis veem aumento na moral e produtividade como resultado de seu compromisso com uma boa cultura.

A comunicação da empresa é clara e transparente?

Empresas dedicadas a construir uma boa cultura fazem questão de comunicar todas as decisões de maneira clara e transparente. Isso mostra que eles se preocupam com seus colaboradores o suficiente para explicar minuciosamente sua lógica e raciocínio por trás de uma decisão e não manter as pessoas no escuro que podem não ‘precisar saber’.

Você e seus colegas são valorizados?

Algumas empresas vão além com a apreciação dos colaboradores, como a oferta de comida grátis do Google e a política de ‘trazer seu cachorro para o trabalho’. No entanto, uma organização não precisa quebrar o caixa para mostrar aos colaboradores que se importam com eles. Benefícios adicionais, como oferecer horários flexíveis, opções de trabalho remoto e descontos para colaboradores. O valor não está necessariamente no que a empresa oferece, apenas o fato de que eles estão oferecendo algo pode mostrar que se importam.

As políticas são aplicadas uniformemente?

Empresas que emitem decisões ou mandatos e depois os reforçam seletivamente enviam a mensagem de que seus colaboradores não são todos iguais. Quando um indivíduo em posição de liderança não segue as regras, uma empresa comprometida em promover uma boa cultura intervém para mostrar que nenhum tratamento especial é permitido; todos estão juntos nisso e devem obedecer às mesmas diretrizes.

Os líderes praticam o que pregam?

De maneira semelhante, culturas organizacionais pobres frequentemente têm liderança hipócrita ou incipiente. Se um indivíduo em posição de poder incentiva ou exige que seus colaboradores sigam um determinado processo ou regra, eles estabelecem o tom para a situação quando agem como um modelo a seguir, fazendo questão de fazer o mesmo eles próprios, ou estabelecem um mau exemplo ao ignorar seu próprio conselho. Uma boa cultura promove comportamentos semelhantes ao primeiro.

O aprendizado e o desenvolvimento são incentivados?

Empresas com boa cultura reconhecem seus colaboradores como seu ativo mais valioso e, como tal, dedicam recursos para promover oportunidades de desenvolvimento desse ativo. Incentivar os colaboradores a expandir seu conhecimento e habilidades em áreas relacionadas ao trabalho demonstra um compromisso e apreço pelas contribuições deles.

A organização é adaptável?

Este último item pode ser o mais importante. Se uma empresa toma uma decisão ou testa uma nova política, ela precisa estar preparada para lidar com os resultados dessa ação. Ninguém é perfeito – a liderança sênior em uma organização não é exceção – e quando os tomadores de decisão de uma empresa se recusam a reconhecer erros e investigar soluções alternativas, eles estão apenas atirando no próprio pé. Manter-se aberto à possibilidade de que possam estar errados demonstra humildade, o que pode ajudá-lo, como colaboradores, a se relacionar com eles. Ser flexível e adaptável às circunstâncias em mudança é o que mantém os líderes da indústria na vanguarda, aqueles que são obstinados e teimosos estão destinados a falhar e desaparecer com o tempo.

Esta lista de verificação contém algumas das maneiras mais óbvias de determinar se a empresa para a qual você trabalha mantém uma boa cultura. Ela não inclui todos os sinais potenciais e entender que existem diferentes maneiras de promover um alto nível de cultura organizacional significa que alguns dos métodos podem não estar nesta lista. Reserve um tempo para observar atentamente as políticas e práticas ao seu redor. Você pode perceber que há oportunidade de melhorar a cultura e tornar seu trabalho mais agradável para você e os outros.

 

Sobre a Talogy

Nós somos a Talogy. Os especialistas em gestão de talentos. Elaboramos soluções que analisam, selecionam, desenvolvem e engajam talentos em todo o mundo. Ao unir os principais psicólogos, cientistas de dados, desenvolvedores e consultores de RH, reunimos o poder da psicologia e da tecnologia para que você possa tomar as melhores decisões sobre pessoas orientadas por dados sobre pessoas. Com mais de 30 milhões de avaliações entregues todos os anos em mais de 50 idiomas, ajudamos os clientes a descobrir o brilhantismo organizacional.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?