Escrito por Georgina Stokes, Consultora Principal, e Sophie Seex, Consultora Gerencial
A busca por desenvolver e manter equipes de alto desempenho pode parecer um verdadeiro Santo Graal. Por que? Bem, para começar, as equipes são sistemas enormemente complexos e dinâmicos de pessoas e processos – que não existem no vácuo – influenciados pelas pessoas e pelo sistema mais amplo que os cerca.
A busca persiste, pois equipes de alto desempenho não apenas oferecem resultados excepcionais hoje, mas continuam melhorando, entregando resultados cada vez melhores ao longo do tempo. Parece ótimo, certo? Então, como podemos criar essa ‘magia da equipe’?
Bem, muitos fatores contribuem para criar e manter uma equipe de alto desempenho, mas um fator vital que permitirá que a equipe funcione no seu melhor é aprender a construir segurança psicológica no trabalho. É importante que os colaboradores sintam que pertencem a uma organização. Portanto, os líderes podem criar segurança psicológica em suas equipes para garantir que continuem crescendo, aprendendo e se aprimorando ao longo do tempo.
O que é segurança psicológica no trabalho?
A professora Amy Edmondson define segurança psicológica como a expectativa compartilhada de que o ambiente e os relacionamentos são seguros para assumir riscos interpessoais. Em essência, a segurança psicológica no trabalho é um sentimento. É sentir-se à vontade para se manifestar e dizer algo que pode não ser popular, sabendo que não sofrerá consequências por dizê-lo.
A professora Edmondson demonstrou o benefício da segurança psicológica em equipes hospitalares. Ela descobriu que as equipes com melhor desempenho cometiam (e relatavam) o maior número de erros. A princípio, isso parecia perplexo, mas ela deduziu que eram os altos níveis de segurança psicológica nessas equipes que permitiam que os membros da equipe discutissem e aprendessem com os erros ocorridos, contribuindo para seu sucesso geral e melhoria ao longo do tempo.
O papel significativo que a segurança psicológica desempenha no sucesso da equipe foi reforçado pelo projeto de pesquisa Aristotle do Google, que descobriu que, de todas as normas de grupo ou maneiras de trabalhar juntas identificadas como contribuintes para o sucesso da equipe, a segurança psicológica ficou em primeiro lugar.
No geral, a segurança psicológica no trabalho é um sentimento que os membros da equipe experimentam, e quando ela existe, os colaboradores sentem-se seguros para correr riscos e serem abertos uns com os outros. Não há “elefantes na sala” ou medo de julgamento se você oferecer sua ideia. A segurança psicológica no trabalho cria um ambiente onde as pessoas sentem que podem baixar a guarda, o que é vital para alcançar os mais altos níveis de eficácia da equipe.
O que a segurança psicológica não é
Agora, vamos desmistificar alguns mitos! Existem alguns equívocos comuns sobre esse tópico, e entender erroneamente o que é segurança psicológica nas equipes pode ser um problema, pois, para criá-la, primeiro precisamos entendê-la.
- Não é uma desculpa para dizer o que quisermos, da maneira que quisermos. A segurança psicológica dentro de uma equipe não é uma desculpa para falta de respeito pelos outros.
- Não se trata de ser agradável o tempo todo. A segurança psicológica no trabalho nos permite falar abertamente sobre tópicos difíceis ou levantar questões desafiadoras. O desafio construtivo e respeitoso é importante para aprender e melhorar continuamente.
- Não vem ao custo da responsabilidade. Segurança psicológica e responsabilidade não são mutuamente exclusivas, e as melhores equipes têm ambas. A segurança psicológica pode aprimorar a qualidade ou os padrões das saídas da equipe, pois os membros estão dispostos a se manifestar e falar abertamente sobre questões relacionadas à qualidade do trabalho.
Por que a segurança psicológica no trabalho é importante?
Os benefícios da segurança psicológica no trabalho são mais evidentes quando observamos o que acontece quando ela não existe. Pegue o exemplo da Nokia, a ex-gigante mundial de telefones celulares, que foi de um crescimento rápido para ficar muito atrás de seus concorrentes. A Nokia tinha um clima emocional temeroso que sufocava feedback honesto e a rápida adoção de novas tecnologias. Contrastando com a Apple, que havia aprendido a criar ambientes psicologicamente seguros, onde as ideias podiam fluir e as equipes podiam aprender rapidamente. Quando a inovadora e futurista Apple criou o iPhone, a Nokia simplesmente não conseguiu acompanhar.
Ainda mais sérias são as implicações decorrentes da falta de segurança psicológica em ambientes críticos para a segurança. Amy Edmonson questionou se o incidente do ônibus espacial Columbia em 2003 poderia ter sido evitado quando um engenheiro notou um possível problema durante o lançamento, mas não se sentiu psicologicamente seguro o suficiente para expressar sua observação e preocupações subsequentes aos seus superiores.
Mais recentemente, os trabalhadores da fábrica da Boeing sentiram que não podiam informar os gerentes sobre problemas que estavam observando na produção da aeronave Boeing 737MAX, o que resultou em dois acidentes aéreos e centenas de vidas perdidas. Esses cenários demonstram ambientes que geram temor entre os funcionários e provam que, não importa o propósito ou a indústria de sua equipe, a falta de segurança psicológica no trabalho pode resultar em problemas evitáveis.
O papel da inteligência emocional e segurança psicológica no trabalho
Como mencionamos anteriormente, a segurança psicológica trata de sentimentos. Trata-se de se sentir seguro versus temeroso em grupos. Ambientes psicologicamente inseguros são emocionalmente caros porque o medo nos paralisa, gera comportamentos defensivos e diminui o desempenho.
Todos na equipe têm a responsabilidade de proporcionar um sentimento de segurança. Através de comportamentos interpessoais micro, podemos fazer “depósitos” ou “saques” no sentimento de segurança psicológica. É aqui que a inteligência emocional (IE) entra em cena. Quando os membros da equipe são emocionalmente inteligentes, têm intenções positivas uns para com os outros, o que constroi confiança. Eles são mais propensos a se envolver abertamente uns com os outros, ficando cientes dos sentimentos uns dos outros, o que cria uma atmosfera de segurança dentro da equipe.
Os líderes desempenham um papel especialmente importante na criação de um clima emocional positivo dentro da equipe. Quando agem com IE, estão mais cientes de seus comportamentos e conseguem gerenciá-los efetivamente. Isso permite que os líderes inspirem e incluam os outros, ajudando a criar um senso de abertura que prepara o terreno para a segurança psicológica no trabalho.
Como construir segurança psicológica no trabalho com sua equipe
Colocar a segurança psicológica no trabalho em prática com sua equipe é um esforço colaborativo. Requer que todos estejam atentos ao clima que criam. Combinamos pesquisa com nossa experiência para criar uma estratégia de três partes sobre como construir segurança psicológica no trabalho em suas próprias equipes:
- Sinalize intenções positivas: Sinalize e estruture suas mensagens e interações de maneira que comunique claramente suas intenções positivas. Isso pode ser verbal ou não verbal. Isso é importante porque convida a outra pessoa a relaxar, evita reações defensivas e permite que os outros estejam abertos à sua mensagem.
- Mostre sensibilidade interpessoal: Esteja ciente e atento ao que está acontecendo emocionalmente com as pessoas, sendo curioso e mostrando empatia. Isso é especialmente importante para estabelecer segurança psicológica no trabalho, pois incentiva as pessoas a se sentirem à vontade para compartilhar problemas, pedir ajuda e dizer quando discordam – levando a um diálogo eficaz em vez de um debate ineficaz.
- Aprenda sem julgamento: Enfrente desafios com uma mentalidade de aprendizado, seja não julgamental sobre o que poderia ser mudado ou melhorado, e certifique-se de separar a pessoa do problema. Isso é importante porque ajuda a desenvolver uma cultura de aprendizado dentro da equipe, que impulsiona resultados.
3 dicas para construir segurança psicológica em sua equipe
A segurança psicológica no trabalho precisa ser mantida por todos, mas o líder da equipe tem um papel-chave na construção de um clima seguro. Para ampliar os três passos acima, considere as seguintes dicas e veja como pode proporcionar proativamente oportunidades para investir na segurança psicológica no trabalho e incorporá-las às normas de sua equipe:
- – Permita tempo e espaço em reuniões para as pessoas expressarem desafios ou levantarem preocupações e convidem contribuições.
- – Monitore o clima e inicie hábitos positivos para a equipe. Alguns exemplos podem incluir:
- – Verifiquem-se frequentemente uns com os outros.
- – Criem rituais de pertencimento, dando e recebendo feedback.
- – Ouçam bem e desenvolvam hábitos para apoiar a aprendizagem.
- – Construa continuamente seu capital de segurança psicológica no trabalho. Seja proativo e invista em fortalecê-lo quando as coisas estão indo bem, para que, quando surgirem desafios, a equipe tenha reservas para recorrer.
Colocando a segurança psicológica no trabalho em prática
A segurança psicológica no trabalho é crítica, e as consequências de não tê-la são bastante impactantes. Use as estratégias acima para reiniciar e redefinir quando as coisas derem errado. As equipes são complexas, e o caminho para um alto desempenho no trabalho nem sempre é tranquilo. Saiba que dar um tempo e voltar aos fundamentos da segurança psicológica pode ajudar a equipe a seguir em frente. Ao fazer isso, você descobrirá que a tal ‘magia da equipe’ mencionada anteriormente não é realmente mágica; é um esforço intencional feito pelos líderes para garantir que suas equipes trabalhem juntas de maneira eficaz e respeitosa.