Por que a inteligência emocional na liderança é importante?

Compartilhar

 

Escrito por Rose Keith, Consultora

A inteligência emocional (IE) tornou-se um tema quente no que diz respeito às características de liderança. Então, o que exatamente é e como a inteligência emocional para líderes impacta o local de trabalho? 

O que é inteligência emocional na liderança? 

A inteligência emocional diz respeito à capacidade de reconhecer e controlar as próprias emoções, enquanto alavanca as emoções adequadamente conforme as situações exigem. Também tem a ver com a consciência e sensibilidade em relação às emoções dos outros. Pode-se argumentar facilmente que a inteligência emocional é uma característica importante para qualquer pessoa em qualquer nível de uma organização. Enquanto, em essência, a inteligência emocional na liderança não é diferente do nível de contribuidor individual, ela tem apostas mais altas e influência de amplo alcance. A inteligência emocional de um líder pode afetar seus relacionamentos com colegas, como eles gerenciam suas equipes e, em geral, como interagem com indivíduos no ambiente de trabalho.

O que acontece quando os líderes não têm inteligência emocional?

Quando há falta de inteligência emocional na liderança, é comum que os colaboradores experimentem líderes que:

– Agem impulsivamente em situações estressantes

Talvez não haja melhor demonstração da importância da inteligência emocional na liderança do que quando se depara com uma situação estressante. Líderes com baixa inteligência emocional tendem a agir impulsivamente em situações estressantes porque não conseguem gerenciar suas próprias emoções. Eles podem ser propensos a comportamentos como gritar, culpar e serem passivo-agressivos. Isso pode criar um ambiente ainda mais estressante, onde os trabalhadores estão sempre andando em ovos, tentando evitar o próximo surto.

– Inibem um ambiente de trabalho colaborativo

A falta de inteligência emocional pode prejudicar a colaboração. Quando um líder não tem controle sobre suas próprias emoções e reage de maneira inadequada, a maioria de seus funcionários tende a sentir-se nervosa em contribuir com suas ideias com medo de como o líder responderá.

– Incapacidade de reconhecer e abordar efetivamente conflitos

Um líder que carece de inteligência emocional não necessariamente explode com seus colaboradores. A falta de inteligência emocional na liderança também pode significar uma incapacidade de lidar com situações que poderiam ser carregadas de emoção. A maioria dos líderes precisa lidar com conflitos em seu papel, e um líder que não está sintonizado nas emoções dos outros pode ter dificuldade em reconhecer conflitos e lidar efetivamente com sua resolução.

O que acontece quando os líderes têm inteligência emocional?

Quando há uma forte presença de inteligência emocional na liderança, os colaboradores prosperarão em um ambiente onde interagem com líderes que:

– Fomentam um ambiente de trabalho seguro e colaborativo

Líderes emocionalmente inteligentes promovem ambientes seguros, onde os funcionários se sentem confortáveis para correr riscos calculados e expressar suas opiniões. Trabalhar de forma colaborativa não é apenas um objetivo, mas é incorporado à cultura organizacional.

– Alavancam emoções para o bem da organização

Quando se trata de inteligência emocional para líderes, eles podem alavancar suas emoções para o bem da organização. Líderes frequentemente têm que agir como defensores da mudança, e se estão cientes de como os outros reagirão emocionalmente às mudanças, podem antecipar isso e planejar as maneiras mais apropriadas de introduzir e implementar a mudança.

– Não levam as coisas para o lado pessoal

Líderes emocionalmente inteligentes não levam as coisas para o lado pessoal e conseguem seguir em frente com planos sem se preocupar com o impacto em seus egos. 

Por que a inteligência emocional é importante na liderança?

A inteligência emocional na liderança pode ser a diferença entre uma equipe altamente bem-sucedida, que se sente psicologicamente segura no trabalho, empoderada e engajada em seu trabalho, e um grupo disfuncional que está lá apenas para receber um salário. Quando um líder é autêntico na forma como utiliza sua inteligência emocional – o que se traduz, em última análise, em como supervisiona sua equipe e seu desempenho – há impactos positivos de amplo alcance, como promover a colaboração e minimizar situações estressantes e conflitos no local de trabalho, fazendo uma grande diferença na dinâmica de sua equipe.



Sobre a Talogy

Nós somos a Talogy. Os especialistas em gestão de talentos. Elaboramos soluções que analisam, selecionam, desenvolvem e engajam talentos em todo o mundo. Ao unir os principais psicólogos, cientistas de dados, desenvolvedores e consultores de RH, reunimos o poder da psicologia e da tecnologia para que você possa tomar as melhores decisões sobre pessoas orientadas por dados sobre pessoas. Com mais de 30 milhões de avaliações entregues todos os anos em mais de 50 idiomas, ajudamos os clientes a descobrir o brilhantismo organizacional.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?