5 desafios de liderança para enfrentar em 2024

Compartilhar

 

Escrito por Alissa Parr, Diretora, Soluções de Talentos

O ambiente de trabalho tem enfrentado mudanças e interrupções significativas recentemente. Os desafios da liderança são mais evidentes do que nunca no ambiente de trabalho acelerado de hoje. Superar esses principais desafios de liderança é crucial para o sucesso. Para fazer isso, os líderes precisam aprender sobre os desafios, se preparar adequadamente e desenvolver as estratégias corretas para superá-los. À medida que olhamos para o futuro, gostaria de destacar cinco desafios de liderança e como os líderes podem buscar estratégias para lidar com eles.

5 desafios de liderança para enfrentar em 2024

1. Liderar uma equipe de trabalho remota/híbrida

A pandemia desafiou as empresas a continuar as operações de uma maneira diferente. Trabalhadores cujos empregos podiam ser realizados remotamente começaram a trabalhar em casa. Embora as taxas atuais variem dependendo da fonte, estima-se que em torno de 20-30% dos funcionários trabalham remotamente em tempo integral ou parcial. Mesmo que a maioria dos trabalhadores ou empregos exija presença física, ainda é uma realidade que muitos líderes precisarão gerenciar equipes remotas em 2024.

A dispersão pode causar problemas com comunicação, colaboração e engajamento. Nesse sentido, uma pesquisa recente do Pew Research Center descobriu que 53% daqueles que trabalham em casa dizem que isso prejudica sua capacidade de se sentir conectado com os colegas. Além disso, essa mesma pesquisa descobriu que 41% dos trabalhadores que raramente ou nunca trabalham remotamente dizem que trabalhar no local ajuda-os a se sentir mais conectados com os colegas.

Isso coloca um fardo sobre os líderes para garantir que todos os colaboradores, sejam eles no local, totalmente remotos ou híbridos, se sintam engajados e conectados. Algumas coisas que os líderes podem fazer para ajudar os profissionais que trabalham remotamente a se sentirem mais incluídos, engajados na visão e cientes dos acontecimentos da empresa incluem:

  • – Conectar-se autenticamente com sua equipe conhecendo-os como indivíduos. Saiba sobre o que os motiva profissionalmente ou pessoalmente. Pergunte sobre suas comidas favoritas ou hobbies. Encontre pontos em comum entre vocês e use-os para mais discussões.
  • – Comunicar-se frequentemente, de forma transparente e de diferentes maneiras (por exemplo, e-mail, mensagens, verbalmente, etc.)
  • – Reunir sua equipe para discutir seu envolvimento na visão da empresa

Uma dica prática para os líderes que enfrentam esse desafio é agendar “pausas na conversa de corredor” para permitir que sua equipe se reúna e socialize sem pensar nas tarefas do trabalho. Isso pode ajudar a facilitar a conexão interpessoal que todos os funcionários desejam.

2. Promover equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

As fronteiras entre vida pessoal e trabalho podem se tornar turvas, especialmente ao trabalhar remotamente, pois pode ser mais difícil desconectar. Se os colaboradores estiverem lutando para impor limites ao trabalhar em casa, seu bem-estar poderá diminuir e eles poderão experimentar o esgotamento como resultado. Quando isso acontece, os funcionários se sentem menos engajados, produtivos e comprometidos. Líderes que demonstram preocupação com sua equipe modelando um bom equilíbrio entre trabalho e vida pessoal e garantindo que seus funcionários tenham recursos suficientes para completar seu trabalho têm mais probabilidade de ter profissionais que prosperam.

Uma dica muito simples que os líderes podem seguir para promover um melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal é incentivar sua equipe a fazer pausas. As pausas podem ser uma caminhada ao ar livre, preparar refeições em casa ou uma rápida ligação para um amigo. O objetivo é se separar momentaneamente do trabalho. As pausas podem ter um impacto positivo em seu bem-estar, fazendo-os se sentirem mais satisfeitos e engajados no trabalho.

3. Fornecer suporte em tempos de incerteza econômica e orçamento restrito

Quando se trata de desafios de liderança, um que não é novo é que os líderes estão constantemente sendo solicitados a fazer mais com menos recursos. Isso é ainda mais complicado pela economia incerta de hoje, que está levando muitas empresas a tomar decisões difíceis sobre redução de pessoal. Mesmo que tenham menos membros da equipe e recursos, espera-se que os líderes ainda alcancem suas métricas e objetivos. Isso vai exigir que os líderes sejam mais ágeis e pensem de forma criativa sobre como concluir tarefas de maneira mais eficiente e simplificada.

Uma dica que os líderes podem usar para superar esse desafio de liderança é ter sessões de brainstorming em grupo para gerar ideias sobre como trabalhar de forma mais eficiente em projetos específicos. Isso não só gerará ideias sobre como fazer mais com menos, mas também envolverá a equipe para que eles se sintam mais envolvidos na missão da empresa. Durante esses tempos, é fácil para o bem-estar dos colaboradores diminuir, então os líderes precisam estar atentos e sensíveis ao bem-estar de seus membros da equipe. Permitir-lhes oportunidades de expressar sua voz e demonstrar seu valor nos objetivos da empresa pode melhorar a moral da equipe como um todo.

4. Guiar os colaboradores através do avanço tecnológico e da mudança

Já ouvimos essa frase muitas vezes: a mudança é a única constante. A tecnologia avança tão rapidamente, o que apresenta o desafio de liderança de se manter atualizado e adaptar suas equipes, departamentos e organização a novas ferramentas, sistemas e processos.

Os líderes precisam navegar e comunicar efetivamente por meio dessas mudanças para minimizar a resistência e garantir uma transição tranquila. Ao fazer adaptações às formas de trabalho, os líderes precisam garantir que essas mudanças melhorem a produtividade sem causar estresse nos funcionários.

Para esse desafio de liderança, uma boa dica para os líderes terem em mente é sempre incluir o porquê por trás da mudança e coletar feedback sobre a mudança após implementada. Fornecer uma justificativa ajuda os funcionários a entenderem os benefícios dessa mudança para o funcionário e a organização, tornando-os mais receptivos a adotá-la. Além disso, saber que haverá uma oportunidade para compartilhar feedback dá a eles a sensação de que sua opinião, insights e contribuições fazem a diferença. Esses são fatores que não poderiam ser substituídos pela automação e mudança tecnológica.

5. Garantir sensibilidade cultural com o aumento da globalização

Uma tendência positiva no ambiente de trabalho é o foco em direção à globalização e diversificação. Maior diversidade no local de trabalho cria oportunidades para ideias, colaborações e resultados mais poderosos. Com essa diversidade aumentada, os líderes precisam navegar pelas diferenças culturais para garantir que seu estilo de liderança seja adaptável a equipes diversas. Eles precisarão entender e respeitar as nuances culturais. Como tal, sua abordagem para comunicação e colaboração deve ser sensível e respeitosa. Os líderes devem envolver proativamente todos os membros de sua equipe e pedir por suas opiniões.

No entanto, como uma última dica, eles devem ir um passo além e ouvir ativamente a equipe. Ouvir e responder de forma sensível os ajudará a obter conhecimento das diferentes diferenças culturais, bem como garantir que estejam criando um ambiente psicologicamente seguro para trabalhar.

Adaptando estratégias para o sucesso de amanhã

O ambiente de trabalho moderno está repleto de desafios de liderança que precisarão ser navegados. Um tema comum que sustenta o sucesso em meio a todos esses desafios de liderança é que os líderes precisam se conectar autenticamente com os outros. Eles precisam ser ágeis e abertos à mudança para inspirar outros em direção aos objetivos gerais da empresa. Ao sentir um senso de conexão e empolgação com a missão, os colaboradores se unirão aos seus líderes em fazer o que é melhor para a empresa e todas as pessoas dentro da empresa.

Sobre a Talogy

Nós somos a Talogy. Os especialistas em gestão de talentos. Elaboramos soluções que analisam, selecionam, desenvolvem e engajam talentos em todo o mundo. Ao unir os principais psicólogos, cientistas de dados, desenvolvedores e consultores de RH, reunimos o poder da psicologia e da tecnologia para que você possa tomar as melhores decisões sobre pessoas orientadas por dados sobre pessoas. Com mais de 30 milhões de avaliações entregues todos os anos em mais de 50 idiomas, ajudamos os clientes a descobrir o brilhantismo organizacional.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?