Escrito por Alissa Parr, Diretora de Soluções de Talentos
Qual foi um tema para muitas empresas em 2023, independentemente do tamanho ou da indústria? Elas tomaram a difícil decisão de reduzir sua força de trabalho por meio da reestruturação e downsizing. Várias organizações passaram por reestruturações empresariais em meio a preocupações com incertezas econômicas, bem como o desejo das empresas de ajustar o tamanho de seus negócios após a pandemia. De acordo com pesquisas da LHH, 77% das organizações estão considerando ou realizando demissões, deixando muitos colaboradores com a possibilidade de enfrentar essa realidade.
A reestruturação é um evento que os líderes esperam nunca precisar enfrentar. No entanto, com a economia volátil de hoje, é mais provável que um líder tenha que conduzir seus funcionários por meio da reestruturação empresarial. Também é amplamente conhecido que a reestruturação pode ter um impacto direto na moral e na produtividade dos profissionais remanescentes.
A Leadership IQ, uma empresa de pesquisa e treinamento de liderança, recentemente pesquisou 4.172 trabalhadores que permaneceram empregados após uma demissão corporativa. Eles descobriram que 74% desses colaboradores admitiram que sua produtividade diminuiu desde a demissão. Além disso, 69% disseram que a qualidade do produto ou serviço de sua empresa diminuiu. Isso coloca ainda mais responsabilidade sobre os líderes para navegar pela reestruturação empresarial com cautela, a fim de evitar esses impactos negativos.
Qual é a chave para um esforço de downsizing bem-sucedido?
A reestruturação empresarial exige que os líderes ajam com coragem. Os líderes precisam ter uma presença constante, abraçar a mudança e serem empáticos durante este evento sensível em que seus funcionários estão sentindo uma variedade de nervosismo e incerteza. Não é fácil ser um líder durante uma reestruturação empresarial, mas aqui estão três dicas para ajudar os líderes a superar esse contratempo.
1. Tenha comunicação oportuna e transparente
Como líder, é imperativo que você compartilhe o máximo de informações que puder. Os líderes não terão todas as informações desde o início de uma reestruturação. No entanto, sua equipe apreciará sua honestidade e transparência com tudo o que você puder compartilhar. Uma mensagem simples detalhando o que você sabe, o que você não sabe e quando espera obter mais informações pode ir longe.
2. Demonstre empatia e compaixão
Todos os sobreviventes de uma empresa reestruturada vão sentir um senso de incerteza, ansiedade e apreensão. O pensamento “será que serei o próximo?” estará correndo em suas mentes. Líderes que demonstram inteligência emocional, compaixão e empatia aliviarão esses sentimentos negativos em sua equipe. É importante para os líderes reconhecerem que esses sentimentos negativos existem e permitir que sua equipe tenha oportunidades de compartilhar e processar seus sentimentos.
3. Direcione a atenção para o futuro
Após comunicar a reestruturação da empresa e ajudar sua equipe a processar a mensagem, é hora de inspirá-los em direção à visão futura, reconhecendo ao mesmo tempo a realidade atual de uma empresa reestruturada com empatia. Faça a conexão de como eles fazem parte da visão. Isso os ajuda a entender seu valor e como estão impactando o sucesso futuro da empresa.
Como liderar colaboradores através do downsizing
A reestruturação empresarial, embora às vezes necessária nos negócios, pode criar impactos negativos não intencionais na força de trabalho remanescente. Os líderes são desafiados a aliviar preocupações e reavivar os sobreviventes para aumentar a moral e a produtividade. Seguindo as três dicas acima, os líderes serão capazes de tirar o melhor de uma situação difícil e, esperamos, sair com uma equipe que sinta um maior senso de pertencimento e motivação.