Escrito por Hannah Asbury, Associada Sênior de Consultoria
Há poucas coisas universais em diferentes setores e empresas, mas uma coisa que todas compartilham é a necessidade de contratar novos funcionários. Embora a frequência e a quantidade possam diferir de uma organização para outra, todas gastam uma grande quantia de dinheiro a cada ano na contratação e seleção eficaz de novos colaboradores.
Para minimizar gastos desperdiçados e, em última análise, economizar nos custos de contratação, é imperativo que as empresas se concentrem em colocar a pessoa certa no cargo desde o início. Quando um profissional não se encaixa bem em um papel, não há apenas ramificações financeiras negativas, mas também outros custos menos óbvios. Uma contratação ruim pode aumentar os custos de rotatividade, reduzir a produtividade e diminuir a moral geral. Com o custo de uma contratação ruim ameaçando impactar mais do que apenas seus resultados financeiros, sua empresa pode se dar ao luxo de errar o alvo?
Qual é o custo médio de uma contratação ruim?
É desnecessário dizer que contratar um novo colaborador é muito caro. Segundo a Society for Human Resource Management (SHRM), o custo médio para contratar um funcionário pode ser de três a quatro vezes o salário do cargo. E isso é apenas para colocar alguém na porta. Se o profissional acabar sendo uma contratação ruim, a empresa perde tanto os custos de recrutamento quanto de treinamento, e agora precisa reiniciar o processo para preencher a posição.
Realisticamente, as empresas podem gastar milhares de dólares para identificar uma contratação que seja adequada para o cargo. Além disso, ocorrem perdas de tempo e produtividade quando uma contratação ruim sai. Isso é especialmente perceptível se o colaborador foi contratado para trabalhar em um projeto com prazo de entrega se aproximando ou entrega específica. Então, quais são algumas das maiores consequências que sua organização pode experimentar como resultado de uma contratação ruim?
3 maneiras como o custo de uma contratação ruim impacta sua organização
1. Níveis de produtividade mais baixos
Se cortar custos não é motivo suficiente, uma contratação ruim também reduzirá os níveis de produtividade. Aqueles que não se encaixam bem no papel provavelmente produzirão trabalhos e entregas que não estão à altura e exigirão revisão adicional, feedback e desenvolvimento. Outros profissionais são obrigados a assumir o trabalho que não está sendo concluído – ou não está sendo concluído de acordo com os padrões da sua empresa – o que coloca uma pressão adicional sobre a capacidade e produtividade geral.
2. Custos de rotatividade mais altos
A SHRM estima que o custo total de uma contratação ruim seja tipicamente cerca de 40% do salário individual. Para colocar isso em perspectiva, se o salário base do funcionário for de US$ 50.000 anualmente, isso representa uma perda de US$ 20.000. Além disso, se a contratação ruim estiver em um cargo voltado para o cliente visível para seus clientes, isso pode resultar em confusão, incerteza ou até falta de confiança em sua marca.
3. Redução da moral organizacional
Por fim, uma contratação ruim pode diminuir a moral organizacional. Contratações que não se encaixam bem com outras personalidades na organização levam a tensão e atrito dentro de uma equipe. Essa tensão afeta ultimamente as atitudes dos colaboradores em relação aos seus empregos, outros colegas de trabalho ou a própria empresa. Da mesma forma, quando a equipe precisa ajudar a cobrir a lacuna de uma contratação ruim, eles trabalham mais e por mais tempo sem compensação adicional ou mudança no título do cargo. Às vezes, esses funcionários se encontram trabalhando em projetos com os quais não estão familiarizados e para os quais não foram originalmente contratados. Estas são condições ideais para impactos negativos na satisfação no trabalho, engajamento dos funcionários e moral geral.
Como evitar o custo de uma contratação ruim
Custos de rotatividade mais altos, níveis de produtividade reduzidos e moral organizacional mais baixa são apenas três possíveis impactos de práticas de contratação ruins. A maneira mais simples de evitar o custo de uma contratação ruim é dedicar tempo e esforço extras para contratar um bom ajuste desde a primeira tentativa. Investir em encontrar o ajuste certo resulta em numerosos benefícios para sua organização e para seus funcionários existentes. Existem muitas ferramentas diferentes disponíveis para sua organização investir para ajudá-lo a evitar práticas de contratação ruins e garantir que você está encontrando boas contratações. Essas ferramentas incluem guias de entrevistas baseadas em comportamento, avaliações cognitivas ou avaliações baseadas em personalidade. As avaliações baseadas na personalidade oferecem insights valiosos sobre as características comportamentais e motivacionais dos candidatos, permitindo uma tomada de decisão mais informada e precisa no processo de contratação.
O custo de uma contratação ruim pode ser intimidador quando se olha para o quadro completo, mas a boa notícia é que, com um pouco de trabalho extra, ele pode ser evitado. O tempo e o esforço que você investe na contratação de novos colaboradores de qualidade desde o início valerão a pena a longo prazo. Sua organização não apenas evitará o custo financeiro de uma contratação ruim, mas também reduzirá os custos de contratação globais, minimizará a rotatividade e manterá a produtividade positiva.