Construindo Resiliência para Superar o Burnout dos Colaboradores no Trabalho

Compartilhar

Escrito por Ali Shalfrooshan, Chefe de Avaliação Internacional de P&D

Construir e manter a resiliência no local de trabalho é a chave para superar o burnout dos colaboradores – um problema importante que afeta a força de trabalho moderna. Descubra diferentes maneiras pelas quais as organizações podem aprender a construir resiliência no trabalho para ajudar seus funcionários a superar o burnout e melhorar seu bem-estar geral para aumentar a produtividade no trabalho, mesmo em meio a novos desafios.

Os sinais e o impacto do burnout dos colaboradores

O burnout dos funcionários é um problema muito comum que afeta profissionais em todos os lugares, em todos os setores, departamentos e funções. Burnout agora se refere a uma síndrome que ocorre como resultado do estresse relacionado ao trabalho prolongado. Embora seja natural que os profissionais experimentem alguns níveis de estresse no trabalho, quantidades excessivas de estresse podem fazer com que as pessoas se sintam sobrecarregadas e desiludidas com suas carreiras, levando a um declínio na produtividade, aumento dos problemas de saúde mental e sensação de sobrecarga e fadiga. É assim que o burnout geralmente se manifesta.

Muitas vezes, os líderes e funcionários mais dedicados podem ser os mais suscetíveis ao burnout porque seu trabalho árduo contínuo e investimento emocional podem deixá-los exauridos. Registrar essas horas extras, verificar e-mails à noite ou no fim de semana e assumir trabalho extra são todos sinais de um funcionário dedicado que também os torna vulneráveis ​​ao burnout.

O burnout tem consequências graves, tanto para as organizações quanto para os colaboradores. Em uma pesquisa recente, 75% dos funcionários indicaram que já experimentaram burnout no trabalho. Além disso, uma pesquisa de 2022 descobriu que 65% dos jovens de 18 a 29 anos que deixaram ou estavam planejando deixar seus empregos citaram a saúde mental deficiente como um fator determinante. O estresse paralisante e o esgotamento podem fazer com que os funcionários sintam que não têm escolha a não ser tirar longos períodos de folga do trabalho. Estima-se que o estresse no local de trabalho custe à economia dos EUA mais de 500 bilhões de dólares e uma média de 550 milhões de dias de trabalho são perdidos a cada ano devido ao estresse no trabalho.

Outras consequências graves do burnout dos profissionais para as organizações incluem:

  • – Perda de talentos de alto nível
  • – Declínio da produtividade e desempenho dos colaboradores
  • – Redução do engajamento e moral dos funcionários
  • – Falha em inovar e adaptar
  • – Reputação da marca danificada

Simplesmente entender o problema não é suficiente – os empregadores precisam entender a solução. Ao entender como superar o burnout no trabalho, as organizações podem criar um ambiente de apoio onde a resiliência e a gestão do burnout sejam priorizadas.

A conexão entre resiliência e burnout no trabalho

O burnout dos funcionários e a resiliência estão profundamente conectados, com os recursos psicológicos que sustentam a resiliência fornecendo o mapa da estrada para desenvolver maior bem-estar e superar o burnout. Esses recursos e estratégias permitem que indivíduos, departamentos e organizações sejam flexíveis, aprendam e cresçam diante dos desafios e das mudanças. Durante momentos estressantes, a resiliência ajuda a impulsionar os indivíduos a não apenas sobreviver, mas se adaptar e se recuperar. Promover como construir resiliência em sua força de trabalho capacita os profissionais a melhorar seu bem-estar e ter menos probabilidade de experimentar os efeitos do burnout.

Como construir resiliência para ajudar os funcionários a superar o burnout

Para enfrentar o problema do burnout dos colaboradores, as organizações devem se concentrar em construir resiliência em sua força de trabalho usando as seguintes estratégias:

Obtenha insights sobre a resiliência de seus funcionários

Antes de trabalhar em direção ao objetivo de construir resiliência, você precisa saber de onde seus colaboradores estão começando para identificar adequadamente seus pontos fortes e oportunidades de desenvolvimento. Quais recursos seus funcionários e equipes já possuem para ajudá-los a superar dificuldades? Quais áreas de desenvolvimento estão presentes que podem tornar os funcionários mais vulneráveis ​​ao burnout?

Um questionário de resiliência pode ser uma excelente ferramenta para trazer essas respostas à luz. Pode ser difícil para os funcionários relatarem com precisão seus próprios níveis de resiliência, mas as respostas a perguntas concretas em uma pesquisa podem pintar uma imagem realista de onde um colaborador está e onde há espaço para crescimento. Você também pode obter insights sobre os pensamentos de seus funcionários sobre bem-estar, burnout e resiliência, promovendo uma cultura de diálogo aberto sobre esses tópicos. Uma das primeiras etapas que as organizações podem tomar ao construir resiliência no trabalho é iniciar conversas com os funcionários para obter seus pensamentos honestos. Ao fazer isso, eles podem começar a fomentar uma abordagem mais transparente e empática em relação à promoção do bem-estar dos profissionais e à superação do burnout.

Tome medidas para promover habilidades relacionadas à resiliência

Entender o problema de forma mais ampla e saber onde seus colaboradores estão são os primeiros passos essenciais, mas o trabalho não para por aí. A resiliência pode ser desenvolvida, por isso é hora de as organizações virarem sua atenção para a implementação de estratégias que aumentarão a resiliência entre seus funcionários.

Concentre-se em habilidades e estratégias projetadas para ajudar a construir resiliência no trabalho, incluindo:

  • – Adaptabilidade: circunstâncias mutáveis exigem mudanças de comportamento e abordagem. Os funcionários devem permanecer flexíveis diante das mudanças para seguir em frente.
  • – Orientação para desafios: Em vez de ver os desafios negativamente, os funcionários devem se concentrar nas oportunidades inerentes aos desafios para expandir suas habilidades e crescer.
  • – Procura de apoio: Os colaboradores não devem sentir que precisam ir sozinhos, mas devem procurar prontamente outros para obter apoio quando precisarem de ajuda extra para lidar com situações difíceis.

Os benefícios de construir resiliência para superar o burnout

Os colaboradores funcionários e as organizações podem se beneficiar muito com um foco maior na resiliência e no burnout no local de trabalho. Construir resiliência equipa os funcionários com as ferramentas de que precisam para se adaptar e prosperar, apesar dos desafios. Os funcionários resilientes experimentam melhor saúde mental e bem-estar geral no trabalho, ao mesmo tempo em que permanecem engajados no trabalho, em vez de sofrer com o burnout. À medida que as empresas adotam essas práticas, elas podem superar eficazmente o burnout para ajudar a construir uma força de trabalho mais resiliente e engajada, garantindo sucesso a longo prazo e maior satisfação dos funcionários.

Sobre a Talogy

Nós somos a Talogy. Os especialistas em gestão de talentos. Elaboramos soluções que analisam, selecionam, desenvolvem e engajam talentos em todo o mundo. Ao unir os principais psicólogos, cientistas de dados, desenvolvedores e consultores de RH, reunimos o poder da psicologia e da tecnologia para que você possa tomar as melhores decisões sobre pessoas orientadas por dados sobre pessoas. Com mais de 30 milhões de avaliações entregues todos os anos em mais de 50 idiomas, ajudamos os clientes a descobrir o brilhantismo organizacional.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?