Principais 5 qualidades para um alto desempenho no trabalho

Compartilhar

 

Escrito por Amie Lawrence, Ph.D., ex-Diretora de Inovação Global

A cada ano, uma nova safra de graduados em busca de emprego tenta entrar no mercado de trabalho, com graus variados de sucesso. Alguns formandos com um bom histórico acadêmico (por exemplo, alto GPA) conseguem um emprego rapidamente e se destacam, enquanto outros não. Alguns graduados com um histórico acadêmico mediano prosperam no ambiente de trabalho. Qual é a discrepância? Por que o sucesso escolar não é o mesmo que o sucesso no trabalho? O que realmente os empregadores desejam?

Estudo o desempenho profissional e os “fatores” que predizem o sucesso no trabalho. Já ouvi muitos gerentes de contratação e executivos falarem sobre o que eles querem em um funcionário. Embora possa diferir de uma indústria para outra e de um emprego para outro, muitas qualidades desejáveis são universais. Essas qualidades nem sempre são as mesmas necessárias para o sucesso no ambiente acadêmico. O GPA não é um forte preditor de desempenho no trabalho porque não é um indicador de inteligência como muitas pessoas pensam.

Mesmo que um recém-formado seja inteligente, isso frequentemente não é o suficiente. As organizações querem funcionários completos, cooperativos e confiáveis. Abaixo, listei minhas cinco principais qualidades profissionais que levam a um alto desempenho no trabalho e ao sucesso ao longo de uma carreira:

1) Capacidade de aprender

Toda organização possui um conjunto específico de conhecimentos que todo funcionário precisará adquirir para ter sucesso em seu trabalho. Seja aprendendo conhecimentos técnicos, processos de trabalho específicos ou como navegar eficazmente pela organização, a capacidade de adquirir esses conhecimentos e se adaptar rapidamente é muito desejável para a maioria das organizações. É após a curva inicial de aprendizado que as organizações começam a obter retorno sobre o investimento da contratação. Quanto mais curta for essa curva (ou seja, alta capacidade de aprender), mais bem-sucedidos são os novos contratados em seus novos empregos.

2) Conscienciosidade

Conscienciosidade é um traço de personalidade que engloba muitas características desejáveis para as organizações e que também pode levar a um alto desempenho no trabalho. Pessoas com alta conscienciosidade são confiáveis e responsáveis. Elas são mais propensas a cumprir compromissos, trabalhar duro, prestar atenção aos detalhes e planejar e organizar suas tarefas. Vamos ser honestos, as organizações gostam de funcionários que trabalham duro, são confiáveis e estão dispostos a dar um passo extra para melhorar a organização.

3) Habilidades interpessoais

Para a maioria dos trabalhos, você não precisa ser extrovertido, mas é importante saber se relacionar com os outros para um desempenho ideal no trabalho e para o sucesso geral no ambiente de trabalho. Novos contratados precisam trabalhar com outras pessoas em suas equipes e em diferentes departamentos. Às vezes, os membros da equipe discordam; a maneira como esses desentendimentos são tratados faz uma grande diferença no desempenho profissional. Funcionários bem-sucedidos geralmente são cooperativos, diplomáticos e cuidadosos.

4) Adaptabilidade

As coisas mudam. Processos mudam, empregos mudam, prioridades mudam, mercados mudam, líderes mudam… as coisas mudam. É importante que os funcionários consigam se adaptar e continuar sendo eficazes mesmo quando as mudanças acontecem. As organizações buscam pessoas que saibam lidar com desafios e que acompanhem as demandas de seus trabalhos.

5) Integridade

Honestidade. Moralidade. Virtude. As organizações querem poder confiar em seus funcionários. Elas querem funcionários que não mintam, trapaceiem ou roubem. Não há nada mais valioso para as organizações do que sua propriedade intelectual; os líderes querem novos contratados em quem possam confiar para não divulgar segredos da empresa. Isso também significa tomar as decisões certas para a empresa e cuidar dos interesses da organização.

Então, se você está no mercado de trabalho, lembre-se de que essas características podem estar ligadas a um alto desempenho no trabalho. O comportamento passado é o melhor preditor do comportamento futuro, então compartilhe exemplos no processo de contratação que ilustrem como você demonstrou essas características no passado. Se você está em posição de contratar a nova safra de talentos deste ano, como garantir que está trazendo pessoas com esses traços? Claramente, confiar no GPA não funcionará. Em vez disso, inclua medidas dessas qualidades em seu sistema de seleção. Avalie essas características com conteúdo de avaliação validado e entrevistas estruturadas baseadas em comportamento. Funcionários de alto desempenho possuem muitas características desejáveis; certifique-se de que você está procurando por todas elas.

Sobre a Talogy

Nós somos a Talogy. Os especialistas em gestão de talentos. Elaboramos soluções que analisam, selecionam, desenvolvem e engajam talentos em todo o mundo. Ao unir os principais psicólogos, cientistas de dados, desenvolvedores e consultores de RH, reunimos o poder da psicologia e da tecnologia para que você possa tomar as melhores decisões sobre pessoas orientadas por dados sobre pessoas. Com mais de 30 milhões de avaliações entregues todos os anos em mais de 50 idiomas, ajudamos os clientes a descobrir o brilhantismo organizacional.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?