
Escrito por Amber Thomas, ex-Consultora
Depois de dedicar tempo, esforço e investimento para contratar os melhores colaboradores possíveis, é preciso reter esse talento. Muitos livros foram escritos e diversas entrevistas de desligamento foram realizadas enquanto os empregadores buscavam o segredo para reter talentos e manter seus bons funcionários satisfeitos.
Salário, planos de aposentadoria e benefícios de férias estão no topo da lista de motivos pelos quais esses grandes talentos aceitaram o emprego, mas não são razões suficientes para mantê-los na empresa por muito tempo. A satisfação no trabalho aumentará a taxa de retenção de colaboradores. Abaixo estão algumas estratégias que você pode usar para reter os melhores talentos:
1. Crie um ambiente que faça seus colaboradores se sentirem um ativo para a empresa
Não os faça se sentirem apenas um custo. Permita que se sintam seguros no trabalho. Cumprimente-os pelo nome, mostrando que você sabe quem são e quais são suas contribuições para a empresa. Busque a opinião deles sobre regras ou mudanças que precisem ser feitas. Incentive o estabelecimento de metas e permita que façam suas próprias escolhas sempre que possível.
2. Torne as expectativas e metas da empresa claras
Tenha descrições de cargos para que os colaboradores saibam o que se espera deles. Se mudanças precisarem ser feitas, não espere que eles aprendam isso por osmose. É necessário comunicar de forma direta e clara. Bons colaboradores querem agradar, mas precisam saber o que precisam fazer para alcançar isso.
3. Crie um ambiente de trabalho aberto e honesto
Dê feedback sobre o trabalho realizado e esteja disposto a ouvir — ouvir de verdade — as preocupações dos colaboradores. Encontros casuais no corredor, onde apenas saudações são trocadas, são bons, mas não substituem sentar-se cara a cara para discutir questões relacionadas ao trabalho. Esteja aberto a novas ideias. Aceite sugestões para resolução de problemas. Esteja disponível e receptivo quando o colaborador buscar sua orientação. Mantenha seus principais talentos informados sobre o que está acontecendo na empresa — não deixe rumores dominarem. Se houver problemas ou retrocessos, comunique.
4. Ofereça oportunidades de crescimento e aprendizado
Mostre aos colaboradores que existe espaço para avançar na empresa. Ofereça bolsas ou ajude no custeio de cursos de educação continuada. Dê trabalhos desafiadores e estimulantes. Explore as paixões dos colaboradores e permita que eles direcionem tempo e energia para projetos que realmente os motivem. Informe quais soluções de desenvolvimento de carreira existem e quais oportunidades estão disponíveis para que cresçam dentro da empresa.
5. Reconheça e recompense um bom trabalho
Bônus monetários são sempre bem-vindos, mas o reconhecimento por um trabalho bem-feito vai muito além na construção de boa vontade e lealdade. O reconhecimento precisa ser específico: “Bom trabalho” é aceitável, mas “Bom trabalho no projeto Nelson” é muito melhor. Para reter talentos, é essencial que eles se sintam valorizados, respeitados e importantes. Estudos recentes mostram que quando os colaboradores se sentem subvalorizados e não apreciados, procuram outras oportunidades. Eles precisam sentir que suas contribuições para o negócio são relevantes. Mas o feedback e o elogio precisam ser sinceros. Os melhores talentos são suficientemente inteligentes para perceber a diferença entre uma apreciação genuína e um elogio vazio.
Acima de tudo, um processo de contratação eficaz constrói a base para todas essas táticas. Posicione-se para escolher candidatos que se encaixem bem no cargo e na cultura da organização: certifique-se de determinar quais competências e habilidades são necessárias para o sucesso e, em seguida, use ferramentas de contratação válidas para identificar indivíduos que possuam essas características. Você será recompensado não apenas com uma alta taxa de retenção, mas também com colaboradores leais que contribuirão para o sucesso da sua organização — a longo prazo.