Anualmente, a Forbes Brasil divulga os CEOs que foram destaque naquele respectivo ano. Em uma lista de 25 pessoas, a Caliper separou alguns destaques para você se inspirar e, assim, iniciar uma mudança interna que pode ajudar o seu negócio a evoluir sempre.
Confira os principais nomes e os motivos por terem sido escolhidos pela Forbes:
Frederico Trajano – Magazine Luiza
Frederico Trajano ficou com o primeiro lugar do ranking de melhores CEOs do Brasil em 2018 pela transformação que operou na empresa desde que assumiu a liderança, em janeiro de 2016. Os principais pontos de atuação do CEO foram na integração de logística dos pontos on-line e off-line, o lançamento do marketplace e a criação de novos projetos, como o Luiza Labs.
Alexandre Birman – Arezzo
Presidente da empresa de calçados femininos desde 2013, Alexandre Birman internacionalizou a Arezzo, que já tem mais de 10% do lucro proveniente do exterior. Isso se deu principalmente pela estratégia de fast fashion dos calçados, que proporcionou aumento nas receitas e no número de lojas.
Pedro Parente – Petrobras
Conhecido por sua experiência em comandar empresas em crise, Pedro Parente assumiu a Petrobras com o objetivo de reerguer a maior estatal brasileira e diminuir a dívida acumulada, que chegou a R$392 bilhões no fim de 2015. Com um plano agressivo de venda de ativos, a petroleira vem recuperando sua grandeza.
Marcelo Castelli – Fibria
CEO da produtora de celulose desde 2011, Marcelo Castelli foi escolhido pela gestão da dívida da empresa e pelo pagamento de dividendos recorde, além do programa de fomento a pequenos produtores, com mais de dois mil cadastrados.
Theo Van Der Loo – Bayer Brasil
Ao contrário de seus colegas nos primeiros lugares da lista, que se destacaram por conquistas financeiras, o presidente da Bayer Brasil desde 2011, Theo Van Der Loo, merece notoriedade por conta de seu esforço para aumentar a igualdade e diversidade da empresa.
A presença feminina
Em toda a lista, encontramos apenas três mulheres: Paula Bellizia, Cristina Palmaka e Chieko Aoki. A baixa presença feminina confirma o estudo realizado pela Grant Thornton: no Brasil, apenas 29% das companhias possuem mulheres em postos de chefia.
Paula Bellizia – Microsoft
Paula Bellizia comanda a maior subsidiária da empresa de tecnologia da América Latina. Sob sua gestão, a Microsoft tem investido cada vez mais em seu serviço na nuvem, Azure, e nas ferramentas de digitalização de dados, como o Cortana Analytics.
Cristina Palmaka – SAP Brasil
No comando da divisão brasileira da empresa alemã, Cristina Palmaka tem o objetivo de alinhar a SAP Brasil às transformações globais da organização. A empresa cresce com investimentos em serviços em nuvem e tem um laboratório voltado à inteligência artificial, big data, machine learning e outras novidades.
Chieko Aoki – Blue Tree Hotels
Há 20 anos, Chieko Aoki inaugurou a Blue Tree Hotels. Mesmo depois de décadas, ela ainda está presente no dia a dia da rede hoteleira, ajudando a resolver os problemas mais cotidianos.
Além da pouca representatividade, as mulheres tendem a enfrentar desafios diferentes aos que são impostos aos homens nos mesmos cargos, gerando uma cobrança excessiva e perda de credibilidade. Confira nosso post especial sobre o assunto.
Quer saber como desenvolver seu potencial?
Conheça nosso treinamento de liderança e seja o CEO do futuro!