Promover um colaborador ou escolher um candidato para uma vaga em aberto são tarefas complicadas para gerentes e profissionais do RH. Uma das maneiras de analisar mais profundamente os concorrentes e aumentar as chances de sucesso na escolha, é pela aplicação de assessments centers e testes de personalidade.
Apesar das metodologias serem diferentes, os dois modos de avaliação têm o mesmo objetivo: identificar as habilidades e competências de um indivíduo, bem como os pontos fortes, de desenvolvimento e a compatibilidade com a vaga aberta na empresa. Mas afinal, em quais casos é indicado usar o assessment center ou o teste de personalidade? A Caliper trabalha com as duas metodologias, confira a diferença entre elas:
Assessment Center
O assessment center emprega uma variedade de técnicas e observadores múltiplos em um ambiente fechado de avaliação dos candidatos. Com base em uma análise das habilidades e competências necessárias para o cargo, são selecionados exercícios e perguntas para os candidatos com o objetivo de obter informações comportamentais, assim, correlacionando-as com a vaga em questão.
Para isso, a Caliper utiliza várias técnicas como simulações, dinâmicas e atividades práticas que reproduzem situações cotidianas do profissional. Isso permite a verificação dos domínios das competências quando colocadas em ação. Assim, vários comportamentos podem ser avaliados: liderança, resolução de problemas, assertividade, planejamento, administração de tempo e recursos, flexibilidade, criatividade, estilo de comando e de negociação.
Por meio dos resultados é possível revelar e identificar os talentos emergentes e fornecer um prognóstico do potencial de cada profissional observado, permitindo o ajuste de cada pessoa à melhor posição, ao seu nível de desenvolvimento, interesse e identificação naquele momento.
Teste de Personalidade
Os testes de personalidade também permitem a identificação de talentos dentro da empresa ou em seleções de candidatos, porém, de uma forma mais teórica do que o assessment center. O Perfil Caliper todavia vai muito além de um simples teste de personalidade: ele fornece uma análise profunda do perfil comportamental do candidato, possibilitando a identificação de pontos fortes, pontos fracos, motivações, perfil de liderança, habilidade para gestão de conflitos, entre outros.
O Perfil Caliper é composto de 98 questões e mede 22 características de personalidade e capacidade de raciocínio abstrato, o que permite prever o sucesso profissional do candidato, além de fornecer informações sobre comportamentos em determinadas situações. No total, são avaliados 245 comportamentos agrupados em 49 competências profissionais e em 7 dimensões de competências: liderança, comunicação ativa, dinâmicas interpessoais, processo decisório, resolução de problemas, gerenciamento de processos e autogestão.
Nenhuma característica é analisada de forma isolada. Em conjunto, elas podem prever tendências de comportamento de uma pessoa, permitindo a tomada de decisão de contratação ou de desenvolvimento com mais segurança.
Enquanto o Perfil Caliper é um teste de personalidade que pode, inclusive, ser preenchido online, o assessment center funciona na forma de dinâmica presencial, expondo as habilidades dos participantes de maneira prática em simulações de problemas reais.
Para saber qual metodologia se aplica melhor para
a necessidade da sua empresa, converse
com um de nossos consultores.