Muito se fala sobre inovação em empresas, a necessidade de inovar para crescer e como as startups estão revolucionando o mercado de trabalho. Mas, afinal, quando uma empresa pode ser considerada realmente inovadora?
Para te ajudar a entender o que o termo inovação realmente significa no mundo empresarial, separamos cinco livros capazes de mostrar que a inovação em empresas vai muito além de equipamentos modernos ou uma área de TI. Confira:
1. Dez Tipos de Inovação – Larry Keeley
Este livro mostra o resultado de uma análise de dois mil exemplos de inovação eficientes – aplicados por empresas como Dell, Toyota, Gillette e muitas outras. Os autores Larry Keelyey, Ryan Pikkel, Brian Quinn e Helen Walters concluíram que qualquer proposta eficiente é fruto da combinação de dez tipos de inovação e mostram como utilizá-las para obter vantagem competitiva.
2. O Desafio da Inovação – Vijay Govindarajan e Chris Trimble
Mais de uma década de pesquisas reunida em um livro objetivo, prático e que estimula a ação. Todas as empresas, sejam elas pequenas ou globalizadas, precisam inovar para sobreviver. A inovação em empresas, contudo, muitas vezes falha na fase da ideia porque as empresas estão focadas apenas no desempenho eficiente.
3. A Estratégia Das 3 Caixas – Vijay Govindarajan
Este livro ensina o passo a passo, com base em casos reais, para lidar com as três caixas (esquecer o passado, gerenciar o presente e criar o futuro), detalhando as abordagens de liderança, as habilidades, as métricas, os métodos e as mentalidades necessárias para isso.
4. O Poder da Inovação – Luiz Serafim
Luiz Serafim mostra as iniciativas da multinacional 3M em promover o tema “inovação”, apresentando as ferramentas utilizadas por meio do fluxo de novos modelos de negócios, produtos e processos. O livro traz também cases de outras empresas como Agência Inova/UNICAMP, Fiat, GE, Google, Grupo Pão de Açúcar, IBM, Natura e Petrobras.
5. A Bíblia da Inovação – Philip Kotler e Fernando Trías de Bes
A Bíblia da Inovação foi desenvolvida com o propósito de unificar os pensamentos sobre a inovação, entrelaçando todas as teorias contemporâneas existentes nesta matéria. Mais do que novas tecnologias, a obra se refere à reinvenção dos processos de negócios e a criação de mercados inteiramente novos.
Confira também: 10 livros que todo líder deve ler.