É difícil alguém nunca ter ouvido falar de Bill Gates. O fundador da Microsoft está no topo da lista das pessoas mais ricas do mundo desde 1994 e é conhecido pelo estilo de liderança polêmico e iniciativas filantrópicas pelo mundo.
A leitura é um hábito muito presente na vida de Gates: ele mesmo afirma que chega a ler um livro por semana, a maioria sobre empreendedorismo e liderança. Com tanta bagagem acumulada, ele até criou um blog pessoal para compartilhar suas dicas de leituras.
Confira a nossa lista com cinco livros indicados por Bill Gates:
Upheaval – Jared Diamond
Esse livro reúne diversos casos reais de crises e tragédias vividos por diversos países no mundo em uma análise de como grandes problemas podem ser superados com a ajuda de técnicas semelhantes para superação de um trauma pessoal.
Diamond, professor e biogeógrafo estadunidense, analisa algumas das crises mais emblemáticas de todos os tempos, como a reconstrução da Alemanha após a Segunda Guerra Mundial e a Ditadura Militar no Chile, e as compara com tragédias pessoais, como a morte de um ente querido.
O livro ainda não tem tradução para o português.
Nine Pints – Rose George
Completamente diferente dos outros títulos dessa lista, o livro Nine Pints é umaanálise sobre o sangue humano e alguns tabus que ainda perseguem o assunto, como os aspectos medicinais e financeiros.
A jornalista britânica Rose George percorreu diversos países, como Índia e Nepal, buscando curiosidades sobre o sangue, desde estatísticas sobre a doação de sangue no mundo até curiosidades e mistérios.
O livro ainda não tem tradução para o português.
Um Cavalheiro em Moscou – Amor Towles
O único livro de ficção dessa lista é indicado por Gates para momentos de lazer, como uma leitura divertida e inteligente, mesmo para quem nunca se interessou pela história da Rússia. Um Cavaleiro em Moscou permaneceu quase um ano inteiro na lista de best-sellers do jornal The New York Times, com mais de um milhão de exemplares vendidos.
Durante a Revolução Russa, o conde Aleksandr Ilitch Rostov é condenado à prisão domiciliar no sótão do hotel Metropol, um lugar associado ao luxo e sofisticação da antiga aristocracia russa, por escrever poesias contra os ideias do governo.
Presidents of War – Michael Beschloss
Um livro sobre estratégia e liderança. Nessa obra, o historiador especialista em presidentes dos Estados Unidos, Michael Beschloss, analisa o comportamento de cada chefe de estado perante situações de guerra, desde o início do século XIX, com a guerra de 1812, até meados dos anos 1970, com o fim da Guerra do Vietnã.
A obra ainda conta com entrevistas com sobreviventes e veteranos de guerras, diários, cartas e documentos oficiais que ajudam o leitor a compreender a situação do presidente, do país e de seus habitantes durante o conflito.
O livro ainda não tem tradução para o português.
The Future of Capitalism – Paul Collier
O economista britânico Paul Collier apresenta uma análise do capitalismo como ele é hoje e de alguns problemas que esse modelo econômico gera para o mundo, explorando e propondo diversas maneiras originais e éticas de resolvê-los para as próximas gerações.
Apesar do tema, o livro é escrito para um público não técnico, ou seja, o leitor não precisa ser formado em economia ou ciências políticas.
O livro ainda não tem tradução para o português.
Confira outras indicações de leituras em nosso blog.