4 maneiras de desenvolver gerentes de nível médio em busca do sucesso organizacional

Compartilhar

Os gerentes de nível médio representam uma grande parcela do universo corporativo e são a força motriz por trás de muitas mudanças organizacionais, mas aproximadamente metade deles não recebe nenhum desenvolvimento formal de liderança. Para piorar a situação, espera-se uma lacuna de habilidades nos próximos 10 anos, à medida que as taxas de aposentadoria aumentam e mais trabalhadores inexperientes assumem cargos de liderança.

Preocupados com o futuro das organizações, elencamos quatro maneiras pelas quais as companhias podem apoiar e desenvolver melhor os gerentes de nível médio para reforçar o sucesso organizacional.

  1. Selecione e promova gerentes de nível médio com as habilidades certas para o futuro

Os gerentes de nível médio são frequentemente promovidos após demonstrarem excelência técnica, não necessariamente potencial de liderança. Isso leva a lacunas de habilidades em quatro competências principais: gerenciamento de mudanças, comunicação, coaching e sua capacidade de se alinhar com a mentalidade de liderança organizacional. É importante resistir à tentação de promover pessoas para cargos de liderança com base na estabilidade ou experiência profissional, e selecionar propositalmente gerentes de nível médio com fortes habilidades interpessoais e de resolução de problemas para navegar em redes complexas de recursos e demonstrar um viés para a ação. Isso ajudará a garantir que eles possam resolver conflitos, influenciar outras pessoas e impulsionar o desempenho organizacional.

  1. Forneça aos gerentes de nível médio treinamento formal e desenvolvimento de liderança

À medida que os gerentes experientes se aposentam, os novos gerentes têm menos tempo do que nunca para amadurecer na função. Além disso, espera-se que a maioria dos gerentes de nível médio lidem com um escopo maior de responsabilidade, com 50% mais subordinados diretos em comparação com 10 anos atrás, e deve fazê-lo com mais eficiência, tendo 15% menos tempo para gastar com cada um deles. Portanto, é fundamental fornecer aos gerentes de nível médio desenvolvimento formal e treinamento em habilidades de liderança e melhores práticas. A abordagem mais comum e eficaz é combinar o treinamento formal com a prática no trabalho e garantir que o feedback seja contínuo e individualizado.

  1. Junte os gerentes de nível médio com os líderes seniores para que eles possam fornecer orientação e mentoria

Os gerentes de nível médio definem o tom para o envolvimento dos colaboradores, mas precisam de orientação e apoio para criar o clima certo. Uma maneira de aprender isso é acompanhando os líderes seniores e participando de tarefas nas quais eles recebem feedback de um mentor à medida que praticam novas habilidades. Os líderes seniores também podem oferecer orientação sobre como atingir metas de curto e longo prazo e remover ambiguidades em torno de iniciativas estratégicas ou esclarecer áreas de responsabilidade compartilhada. Ao emparelhar líderes com gerentes de nível médio, a confiança e o alinhamento são aprimorados, e uma imagem mais clara é fornecida sobre como eles e suas equipes se conectam à estratégia organizacional, o que, por sua vez, aumenta o envolvimento dos colaboradores.

  1. Solicite feedback dos gerentes de nível médio para aumentar a satisfação no cargo

Os gerentes de nível médio relatam sentir-se “presos no meio”, responsáveis ​​por satisfazer as necessidades de seus líderes seniores e de seus subordinados diretos sem uma noção clara de quem está cuidando deles. Quase metade indica que não está satisfeita com o seu papel, muitas vezes decorrente da implementação de estratégias que não foram capazes de influenciar e, por vezes, sem recursos suficientes. Como resultado, eles tendem a ter a maior taxa de ansiedade e depressão e são menos energizados e motivados do que outros trabalhadores. Considerar o feedback dos gerentes de nível médio ao planejar mudanças organizacionais aumentará sua satisfação no trabalho e tornará mais fácil para eles adotarem e inspirarem outras pessoas a implementar essas mudanças.

Há inúmeros benefícios em investir no desenvolvimento da liderança, mas especialmente para os gerentes de nível médio. Ao reforçar os gerentes de nível médio, as organizações podem melhorar o engajamento e a retenção de funcionários, aumentar a satisfação, fortalecer a bancada para o futuro e aprimorar o alinhamento organizacional e a produtividade. Portanto, é importante considerar todos os níveis de gestão ao determinar se os investimentos em desenvolvimento de liderança estão alinhados proporcionalmente às necessidades organizacionais.

A Talogy pode te apoiar nestas quatro etapas a fim de você tenha as pessoas certas atuando nos papéis certos da sua equipe. A gestão estratégica dos talentos da companhia podem ser a força motriz para o alcance do sucesso organizacional. Entre em contato conosco para falarmos mais sobre isso.

Sobre a Talogy

Nós somos a Talogy. Os especialistas em gestão de talentos. Elaboramos soluções que analisam, selecionam, desenvolvem e engajam talentos em todo o mundo. Ao unir os principais psicólogos, cientistas de dados, desenvolvedores e consultores de RH, reunimos o poder da psicologia e da tecnologia para que você possa tomar as melhores decisões sobre pessoas orientadas por dados sobre pessoas. Com mais de 30 milhões de avaliações entregues todos os anos em mais de 50 idiomas, ajudamos os clientes a descobrir o brilhantismo organizacional.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?