Escrito por Lee Ferrante, Consultor
Entrar em um cargo de liderança traz consigo uma série de novas experiências, responsabilidades e oportunidades de aprendizado. Se alguém está no mercado de trabalho há apenas alguns anos ou começou a carreira décadas atrás, se tornar um gerente pela primeira vez pode ser assustador se não estiver devidamente preparado desde o início – e o sucesso nem sempre é garantido. Pesquisas da Gallup revelaram que apenas uma em cada 10 pessoas tem talento natural para gerenciar efetivamente outras pessoas. Outras duas em cada 10 têm algum nível de talento para gerenciamento que pode ser aprimorado por meio de orientação para elevá-las a um alto nível.
Ao implementar um plano focado no desenvolvimento desde o início, as organizações podem ajudar a moldar as experiências e habilidades do novo líder e, em última análise, aumentar a probabilidade de que ele prospere como líder. O esforço que você dedica está diretamente relacionado ao resultado, então aqui estão quatro coisas que você pode fazer para orientar seus novos líderes no caminho do sucesso.
-
Fornecer estrutura
- Líderes são tomadores de decisão, orientando suas equipes para atingir objetivos e equilibrar recursos com produtividade. Para fazer isso de forma eficaz, eles precisam reunir informações relevantes e definir esses objetivos. Fornecer informações organizadas sobre possibilidades, restrições e metas passadas e presentes pode dar ao seu novo gerente uma vantagem inicial na formação de estratégias para sua equipe. Seja por meio de uma reunião individual, plano estratégico detalhado ou conversa de definição de metas, quanto mais cedo você se envolver e fornecer essas informações, mais cedo eles poderão começar a planejar os próximos passos. Prepare os novos líderes para o sucesso e observe-os em ação!
-
Criar um plano de desenvolvimento
- Novos líderes ganham experiência não apenas com o tempo, mas também com cada situação em que se envolvem. Eles podem crescer ainda mais rápido quando sabem para onde estão indo e que recursos podem usar para chegar lá. Ter um plano de desenvolvimento individualizado é uma das melhores maneiras de orientar um gerente de primeira viagem por ações e mudanças que podem melhorar suas habilidades. Seja por meio de um programa de desenvolvimento formal fornecido por sua organização ou check-ins regulares orientados por mentores, o elemento importante é delinear um plano que aproveite os pontos fortes do líder e ofereça oportunidades para melhorar áreas mais fracas. Reserve um tempo para consultar o plano em intervalos regulares, não apenas após eventos notáveis.
-
Manter a cultura da empresa em mente
- Cada funcionário tem um papel a desempenhar na manutenção de uma cultura empresarial positiva, mas os líderes carregam essa responsabilidade em uma plataforma mais visível. Incentive os novos líderes a definir o tom desde o início, criando uma atmosfera de inclusão, colaboração e melhoria. Uma maneira tangível de fazer isso é conduzir análises pós-ação após a conclusão de um projeto. Isso demonstra compromisso com a aprendizagem e a responsabilidade compartilhada, garantindo que os subordinados diretos possam falar livremente sem medo de retaliação. Isso também ajuda a construir o relacionamento entre um líder e sua equipe, pois todos estão juntos nisso. Depois que o novo líder se sentir confortável no cargo, considere usar pesquisas de feedback 360º como uma maneira estruturada de verificar como os outros veem o líder em comparação com sua própria percepção.
-
Fique envolvido
- É comum fazer avaliações com qualquer colaborador em um novo cargo nas primeiras etapas – como nos primeiros 90 dias. A estrutura mencionada é útil para preparar seu novo líder para o sucesso, fornecendo as informações de que eles precisam para entender seu papel na organização. Embora o objetivo seja prepará-los para lidar com as coisas por conta própria, pode ser útil agendar reuniões regulares para verificar como está o andamento do novo gerente antes de reduzir seu envolvimento. Isso mostra a eles que você está investido, e também deixa claro que você deseja ouvir como eles estão se saindo à medida que avançam no cargo e na empresa. O mentoramento eficaz leva a uma maior confiança, desenvolvimento e motivação para o mentorado.
Dica final: Fique adaptável às necessidades do seu novo líder. O que funciona para uma pessoa não necessariamente é o método mais eficaz para outra. Mantenha as linhas de comunicação abertas e garanta que você esteja ativamente envolvido no desenvolvimento de seus líderes.