Escrito por Sarah Ross, Consultora de Clientes
No mundo do trabalho atual, novas tendências estão surgindo relacionadas aos motivos pelos quais os colaboradores estão deixando ou permanecendo em uma organização. Isso se transformou em uma discussão maior sobre os componentes-chave necessários para encontrar e reter os melhores talentos. Embora a segurança financeira, o alinhamento de funções e a cultura da empresa sejam alguns dos fatores que contribuem para a retenção de funcionários, outro componente importante nessa discussão é a importância do desenvolvimento pessoal de um profissional no trabalho.
Em um blog da Culture Amp, eles definem o desenvolvimento de funcionários como “…a prática de aprender novas habilidades e aprimorar as existentes”. O crescimento e desenvolvimento profissional estão se tornando cada vez mais reconhecidos como um requisito necessário para ofertas de emprego no ambiente de trabalho atual. De acordo com um estudo realizado pela Gallup, quase 60% dos millennials estão procurando por oportunidades de emprego que incluam oportunidades de desenvolvimento ao buscar um cargo.
No entanto, outro componente dessa discussão é o debate sobre de quem é a responsabilidade pelo desenvolvimento pessoal no trabalho. A maioria dos especialistas no espaço de gerenciamento de talentos concorda que as oportunidades de desenvolvimento não recaem sobre apenas uma pessoa ou grupo; deve ser uma responsabilidade compartilhada entre a organização, o gerente do colaborador e o próprio colaborador. Vamos analisar cada um desses grupos individualmente.
Oportunidades de desenvolvimento no trabalho: Os principais atores
1. A organização
O apoio organizacional é um dos componentes mais importantes necessários para o desenvolvimento pessoal de um funcionário no trabalho. Isso é evidente à medida que mais empresas estão trabalhando para investir ainda mais no desenvolvimento de profissionais. Pesquisas sugerem que os colaboradores têm muito mais probabilidade de permanecer na organização por períodos mais longos se a empresa oferecer oportunidades de desenvolvimento no trabalho. E os benefícios se estendem além da retenção, pois as organizações que investem no crescimento de seus talentos internos estão vendo resultados mais positivos também no lado dos negócios.
Por exemplo, a Amazon é uma organização que criou inúmeros programas de treinamento e desenvolvimento de colaboradores. Um, em particular, está relacionado ao seu programa Associate2Tech, onde eles trabalham para treinar funcionários na área não técnica para áreas mais técnicas (como engenharia de software). Devido à alta prioridade que eles dão a programas de desenvolvimento como o Associate2Tech, eles promovem esses programas em seu processo de recrutamento. De fato, entre 2020-2021, eles gastaram quase US$ 70 milhões em vários canais para seu recrutamento, incluindo a promoção de seus programas de desenvolvimento profissional.
2. O gerente
À medida que o mundo do trabalho fez a transição para essa realidade de trabalho remoto, o engajamento dos colaboradores tem sido desafiador. Uma maneira pela qual as organizações têm navegado por esse obstáculo é envolvendo os gerentes no desenvolvimento pessoal de seus funcionários.
Um estudo realizado pela Gallup descobriu que o engajamento dos funcionários está fortemente ligado à eficácia do líder de equipe/gerente. Não só os gerentes podem ajudar a treinar e motivar seus membros de equipe, mas também têm uma oportunidade única de identificar outras oportunidades de desenvolvimento para seus subordinados diretos.
De acordo com a Harvard Business Review, os gerentes precisam ter mais impacto no apoio ao desenvolvimento dos profissionais e mais insight na visibilidade das prioridades dos funcionários. Os gerentes também devem apoiar seus subordinados diretos com oportunidades de usar o que aprenderam nessas oportunidades de desenvolvimento no trabalho. Em vez de os gerentes simplesmente liderarem uma equipe para atingir certos objetivos de negócios, os gerentes devem estar mais envolvidos em apoiar o crescimento e desenvolvimento de seus colaboradores, o que, por sua vez, beneficia todas as áreas da organização. É importante notar que o treinamento também deve ser fornecido proativamente aos gerentes para que eles possam impactar efetivamente o desenvolvimento dos funcionários dentro de sua organização.
3. O colaborador
Embora as organizações e os gerentes sejam componentes vitais para criar e apoiar oportunidades de desenvolvimento no trabalho, os indivíduos são igualmente responsáveis por seu próprio crescimento e progresso. É importante que os indivíduos assumam a responsabilidade por suas metas de desenvolvimento pessoal e objetivos de carreira que desejam alcançar para si mesmos. No entanto, se não houver presença de desenvolvimento de colaboradores dentro de uma organização, isso representará mais barreiras para os indivíduos em sua própria jornada de crescimento. Criar uma cultura de desenvolvimento pessoal ajudará a inspirar planos de crescimento individual, a ponto de se tornar um requisito para todos os funcionários em todos os níveis.
O desenvolvimento pessoal no trabalho é responsabilidade de todos
É importante reconhecer as várias áreas de uma organização onde o desenvolvimento dos colaboradores é importante. No entanto, também é importante reconhecer o valor que o desenvolvimento dos funcionários pode ter não apenas para o profissional em particular, mas para a organização como um todo. O desenvolvimento dos colaboradores pode impactar significativamente o talento dentro de uma organização em áreas como:
- – Preenchimento de lacunas de habilidades dentro de um grupo
- – Preparação de colaborador para planejamento de sucessão e rotatividade
- – Expansão das capacidades dos indivíduos
- – Auxílio no desenvolvimento de carreira
Os subsequentes impactos positivos das oportunidades de desenvolvimento pessoal têm a capacidade de se espalhar por toda a organização, melhorando a produtividade, aumentando a retenção, aumentando os lucros e atraindo os melhores talentos. Embora esteja claro que o desenvolvimento dos colaboradores precisa ser iniciado de cima para baixo como um requisito de negócios, também precisa ser um compromisso de todos os indivíduos e departamentos da organização para colher os benefícios máximos para todas as partes envolvidas.