Como construir um plano de contratação melhor

Compartilhar

Escrito por Vicki Bauer, Gerente de Marketing de Conteúdo

Revisar e aprimorar a estratégia de contratação deve ser uma prática constante para organizações que buscam crescer de forma sustentável. As pessoas são um componente essencial da capacidade de qualquer empresa atingir suas metas. Por isso, é fundamental avaliar o cenário da sua força de trabalho: você tem talentos suficientes para alcançar os objetivos de negócio? Possui volume de candidatos qualificados para apoiar seu crescimento? Essas perguntas mostram a importância de ter um plano estratégico de contratação.

Como construir um plano de contratação melhor em 3 etapas

Independentemente do momento do ano, essas três etapas podem ajudar você a construir um plano de contratação mais eficiente e alinhado aos objetivos organizacionais.


Etapa 1: Antecipe as necessidades da força de trabalho

O primeiro passo é avaliar tanto a qualidade quanto a quantidade da força de trabalho atual. A qualidade está relacionada ao desempenho dos colaboradores, enquanto a quantidade mede o impacto numérico das ações de recrutamento e retenção.

Algumas formas de mapear as habilidades da sua equipe:

  • – Consultar currículos antigos para identificar certificações ou experiências que ainda não são utilizadas na função atual.

  • – Descobrir talentos ocultos por meio de conversas frequentes com os colaboradores.

  • – Usar avaliações de desempenho para encontrar profissionais que já atuam além de suas funções e estão prontos para novos desafios.

Avaliar o desempenho e identificar potencial de crescimento é essencial para reter talentos e garantir sucesso no longo prazo.

Durante essa análise, pergunte-se: quantas pessoas você costuma precisar substituir por ano? Existe um plano estruturado para lidar com desligamentos, promoções e movimentações internas? Antecipar essas demandas evita decisões apressadas quando surgirem lacunas críticas.


Etapa 2: Identifique as lacunas de talentos

Além da fotografia atual da equipe, é necessário entender as metas do negócio que podem impactar a estratégia de atração de talentos. A liderança pode decidir lançar um novo produto, abrir uma unidade ou ampliar receitas — tudo isso requer planejamento de pessoas.

Perguntas importantes para o RH:

  • – Temos os talentos certos para executar a estratégia do negócio?

  • – Onde existem (ou existirão) lacunas de competências?

  • – O orçamento disponível permite executar a estratégia de contratação desejada?

Foque em ações que aumentem a qualidade das contratações, e não apenas o volume de candidatos:

  • – Revise as descrições de vaga: textos mal estruturados afastam os bons candidatos e atraem perfis desalinhados. Baseie as descrições em análises reais das funções.

  • – Otimize os canais de atração: você sabe de onde vêm os melhores candidatos? Reforce os canais que geram mais qualidade.

  • – Crie um programa de indicação interna: colaboradores costumam indicar pessoas que se encaixam bem na cultura e no ritmo da empresa, e essas contratações costumam ser mais rápidas e eficazes.

Essas ações ajudam a atrair profissionais com as competências certas e facilitam a tomada de decisão.

Avaliações de personalidade também são grandes aliadas para medir o alinhamento entre o candidato e a função. O Perfil Caliper, da Talogy, por exemplo, avalia competências como colaboração, resiliência e gestão do tempo, comparando os resultados a modelos validados. Isso facilita decisões mais assertivas.

Quando combinadas a currículos e entrevistas estruturadas, as avaliações fornecem uma visão completa do candidato, ajudando a prever desempenho futuro e melhorando os indicadores de qualidade e agilidade nas contratações.


Etapa 3: Avalie sua estratégia de atração de talentos

Além de escolher os melhores candidatos, é preciso garantir que eles escolham você também. Para isso:

  • – Reavalie seus benefícios e incentivos: em um mundo híbrido ou remoto, é essencial oferecer aquilo que os profissionais realmente valorizam.

  • – Ofereça planos de desenvolvimento: crescimento profissional é um dos fatores mais buscados por talentos qualificados. Mostrar que a empresa investe nas pessoas aumenta o engajamento e a retenção.

  • – Fortaleça sua cultura organizacional: uma cultura forte não apenas atrai bons profissionais, mas faz com que eles queiram permanecer a longo prazo.


A construção de um plano de contratação eficaz é um processo contínuo, que deve evoluir conforme as metas da empresa e as transformações do mercado. Avalie, ajuste e melhore sua estratégia de forma recorrente para garantir que sua empresa esteja sempre pronta para crescer com as pessoas certas.

Sobre a Talogy

Nós somos a Talogy. Os especialistas em gestão de talentos. Elaboramos soluções que analisam, selecionam, desenvolvem e engajam talentos em todo o mundo. Ao unir os principais psicólogos, cientistas de dados, desenvolvedores e consultores de RH, reunimos o poder da psicologia e da tecnologia para que você possa tomar as melhores decisões sobre pessoas orientadas por dados sobre pessoas. Com mais de 30 milhões de avaliações entregues todos os anos em mais de 50 idiomas, ajudamos os clientes a descobrir o brilhantismo organizacional.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?