Dominar os conhecimentos teóricos e técnicos é extremamente importante em uma profissão, mas nem sempre é suficiente para ter uma carreira de sucesso. Determinados comportamentos e atitudes podem arruinar a reputação de um colaborador e até mesmo leva-lo à demissão.
Confira abaixo 5 traços negativos de personalidade que podem afetar profundamente a sua carreira profissional:
Arrogância
A arrogância é um dos maiores obstáculos na carreira de um profissional. Além de prejudicar o trabalho em grupo, esse comportamento afasta as pessoas e faz com que o conhecimento não seja partilhado. Para ser um bom profissional, é preciso ter humildade, saber ouvir e admitir erros.
Falta de educação
Não importa o seu cargo, quanto você ganha ou quais são as suas atribuições na empresa. Não existem justificativas para ser mal-educado com as pessoas que trabalham no mesmo ambiente que você, sejam elas da mesma área ou não. Tratar as pessoas com respeito é o mínimo que se espera de um bom profissional.
Intrigas
Fazer intrigas e espalhar informações falsas é uma das piores atitudes que se pode ter no trabalho. Esse tipo de comportamento separa a equipe, além de deixar o ambiente pesado e desagradável, e tira a credibilidade da pessoa que começou os boatos.
Pessimismo
Enxergar apenas o lado negativo dos acontecimentos e reclamar constantemente, além de ser incômodo, faz com que toda a equipe fique desanimada. Essa atitude marca o funcionário como indesejado e mostra ao chefe que talvez ele não esteja mais feliz em sua função, podendo ser dispensado.
Fazer o mínimo
Apenas executar as tarefas, não se importando com o que acontece ao redor, não é uma atitude apreciada pelos gestores. Ao se manter à procura de oportunidades e insights, você demonstra que está interessado e que gostaria de prosperar junto à empresa.
Quer conhecer melhor o seu perfil e planejar o desenvolvimento da sua carreira?
Entre em contato conosco: caliper@caliper.com.br | (41) 3075-3400.